Queda de cabelo é maior nas estações frias

Medicina & Saúde - No outono os cabelos realmente caem mais do que no verão.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Toda vez que começamos a ver os cabelos caindo provavelmente estamos diante de um quadro de perda anormal. Os cabelos caem até 100 fios todos os dias, e estes não são vistos, pois esta perda se dá durante todo o dia. Chama mais atenção na hora do banho ou do pentear, mas essa perda é normal. A patológica é aquela que passa dos 150 fios, segundo dados da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC).

No outono os cabelos realmente caem mais do que no verão. Este fato é explicado por que existem na nossa pele sensores de luminosidade, que se estimulam mais no verão fazendo com que os cabelos cresçam mais e caiam menos nesta estação. Com a entrada do outono, aqueles fios que não caíram no verão, começam a cair dando a impressão de uma queda maior.

O que fazer para detectar uma perda anormal de cabelos? Exames de rotina que envolvem a bioquímica do sangue para avaliarmos todos os hormônios (da hipófise, da tiróide, da supra-renal e dos ovários e testículos no homem), para avaliar o metabolismo, dosando reservas de ferro, zinco, cobre, vitaminas, dermatoscopia e se necessário uma biopsia do couro cabeludo. Tudo para diagnosticar o quadro.

Sempre é possível reverter o quadro de queda, porém para começar a crescer novos fios pode demandar algum tempo. Sempre nascem novos fios com o tratamento.

O stress provoca no corpo alterações que levam a perda de cabelos. Mesmo indiretamente, quando há uma alteração hormonal causada pelo stress, pode haver queda.

Infelizmente os xampus são apenas coadjuvantes do tratamento. Não é possível se reverter um quadro de queda só com xampus. Eles são bons para manter o couro cabeludo estável e limpo, especialmente quando da presença de dermatite seborrêica ou caspa. É necessário um acompanhamento dermatológico por um dermatologista que estude cabelos para êxito no tratamento da queda.

(Fonte: Sociedade Brasileira do Cabelo)

Gostou? Compartilhe