Naturalidade com um toque de mel

A primavera não começou. O verão ainda está longe, mas nós já estamos de olho nas tendências que vão fazer sua cabeça nas próximas estações.

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A primavera ainda não começou oficialmente, mas as tendências das próximas estações já estão apontando por aí. Com os cabelos a história não é diferente, desde as passarelas, até as novelas e as ruas, novidades já começam a pintar. E os profissionais, que estão sempre um passo a frente, já apontam o vai fazer a cabeça das mulheres na moda primavera/verão: cabelos com reflexos naturais, sutis e os tons de mel e marrons claros.

Segundo a hair stylist Cátia Meurer, para as próximas estações, as mulheres devem optar por cores mais frias e pela suavidade. Nada muito marcado. “A raiz mais escura continua, mas com uma proposta bem mais suave. Mesmo os tons mais quentes, tem uma concentração de tons frios”, explica. As novas coleções de tinturas também seguem essa tendência, dando preferência para e beleza natural da mulher que deve ser mais valorizada durante as estações mais quentes do ano.

A hair stylist conta também que a inspiração para os desenhos nos cabelos das mulheres nas próximas estações veio de diferentes tipos de folhas de árvores. A intenção é resgatar a beleza e essência feminina em sua forma mais natural deixando para roupas e acessórios eventuais exageros.  “Os cabelos têm iluminação muito sutil, nada marcado, e não têm costuras óbvias. Todas as mechas são projeções de folhas na cabeça da mulher remetendo ao conceito de flores que é o que foi animado no Fashion Week de Paris”, conta.

A naturalidade da mulher está também presente no rosto com maquiagem limpa, boca levemente marcada e cabelos em tons de marrom natural. “Os cortes propostos são curtos. Porém, como no Brasil a mulher gosta muito de cabelo médio a longo é possível fazer adaptações. O que percebemos é um resgate do antigo channel, porém um pouco mais estilizado. Se trabalha muito a ilusão de que a mulher fez o penteado em casa porque o visual é um pouco mais despojado”, completa Cátia.

Como você cuida dos fios?

Agora que você já sabe que tendências vão fazer a cabeça das mulheres nas estações mais quentes, nós queremos saber: como você cuida dos seus cabelos no calor? A exposição ao sol nos períodos mais quentes do ano requer algumas mudanças de hábitos para garantir a saúde e beleza dos fios. Assim como a pele ganha atenção redobrada nessa época do ano – com direito a espaço garantido para o protetor solar na bolsa–, é preciso aprender a cuidar das madeixas na nova estação.

“Os raios UV vaporizam as proteínas e lipídios dos fios. Com isso, o cabelo fica mais poroso, áspero e sem brilho. O atrito da areia e do vento no cabelo também é prejudicial, pois acaba descamando as cutículas, deixando o cabelo com aspecto ressecado”, explica o dermatologista Federico Kladt.  Um cuidado que faz diferença é proteger os cabelos antes da exposição direta ao sol com produtos específicos, como um creme que contenha proteção aos raios solares. Outros cuidados simples como evitar o secador, não prender os cabelos ainda molhados e usar chapéus ou bonés também vão ajudar você a aproveitar o sol sem pensar na palavra ressecamento.

Confira algumas dicas:

Reflexos

No calor deve-se levar em consideração que o cabelo clareia quando exposto ao sol. Aquelas pessoas que fazem reflexo para clarear devem saber que seus cabelos ficarão ainda mais claros.

Cabelos claros

Os cabelos que foram clareados ou descoloridos apresentam maior tendência de ressecamento, exigindo mais hidratação.

Cabelos tingidos

Um dos principais “inimigos” dos cabelos tingidos é o sol, que ajuda a desbotar a cor obtida. Nesse caso a recomendação é aplicar diariamente um creme sem enxágue nos cabelos que contenha filtro solar, que ajudará a reter a cor por mais tempo, além de dar mais brilho e luminosidade aos cabelos. Além disso, uma vez por semana ou quinzenalmente, é preciso fazer uma hidratação nos fios, em casa mesmo. Para cabelos extremamente danificados, procure técnicas de reestruturação em um bom salão, como a queratinização ou a cauterização dos fios. Mas não é necessário suspender a química.

Cabelos lisos x crespos

Normalmente os cabelos crespos sofrem mais danos que os lisos, pois são mais frágeis. Quando ampliamos um fio de cabelo crespo no microscópio verificamos que sua espessura não é constante por todo o comprimento do fio e que as cutículas que o recobrem muitas vezes já estão quebradas.

Cabelos oleosos

As pessoas com cabelos oleosos normalmente evitam o uso de condicionadores, cremes para pentear e máscaras para evitar que os fios fiquem mais pesados. No calor, apesar de oleosos, os fios também se ressecam e o ideal é a aplicação de produtos específicos para este tipo de cabelos. 

Gostou? Compartilhe