As diferenças culturais das regiões brasileiras também podem ser notadas em seus hábitos de consumo. O mercado de perfumaria, por exemplo, não para de crescer e o Brasil é o líder desse segmento. No entanto, dentro do país o gosto e a forma de uso variam de Norte a Sul. Enquanto nas regiões mais quentes do país usa-se o perfume em abundância, os sulistas são mais discretos quanto ao cheiro e existe a preocupação em não invadir o espaço do outro. No Sul, o importante é estar limpo, não necessariamente perfumado. Aqui o perfume está mais associado a momentos especiais.
E para os sulistas que gostam de escolher o perfume conforme a ocasião, a dica no Inverno é experimentar caminhos olfativos encorpados e quentes, que promovam conforto e que combinem com as temperaturas baixas. Para esta estação os perfumes mais indicados para as mulheres são aqueles que possuem fragrâncias adocicadas, assim como as fragrâncias do tipo Madeira. Para os homens todos os perfumes do Caminho Olfativo Madeira.
Apesar dessas diferenças de hábito, a escolha de um perfume é muito pessoal. Segundo a perfumista da Natura, Veronica Kato, as pessoas escolhem o que vão usar de acordo com seu gosto e não com sua personalidade. Ela lembra também que é preciso estar atento ao fato de que uma mesma fragrância pode apresentar características distintas, dependendo da pessoa. ''Cada indivíduo possui seu próprio cheiro, que vem tanto do tipo de pele - oleosa, seca ou normal - quanto do tipo de alimentação, é justamente esta característica que torna uma fragrância única'', explica a perfumista.
Curiosidades sobre perfumes
- O melhor lugar para guardar seus perfumes é no guarda-roupa, ou qualquer lugar escuro e fresco.
- O banheiro não é indicado porque a umidade e oscilações de temperatura são prejudiciais às fragrâncias.
- Previna a evaporação. Mantenha-os nas caixas originais e nunca deixe-os destampados por muito tempo.
- Em geral, a vida útil de um perfume é três anos. Com sorte, ele pode durar um pouquinho mais
- Quando a coloração tender para o caramelo e o aroma ficar avinagrado, hora de jogar fora.
- Não existe fixador e sim concentração de óleo essencial. Esta concentração é um dos fatores que faz o perfume durar na pele.