Engana-se quem acha que a indumentária gaúcha deve ficar restrita aos CTG´s. Com um pouco de criatividade é possível honrar as tradições e de uma maneira super fashion. Pelo menos é o que garante a professora do curso técnico em Criação e Coordenação de Moda do Senac, Carla Martins. Segundo ela, você não precisa vestir o traje tradicionalista completo, basta escolher os elementos que mais gosta e se divertir nesta semana de homenagem ao Rio Grande do Sul. “Use sua criatividade e seu estilo para aproveitar ao máximo a festa”, garante Carla. Pensando nisso, a professora separou algumas dicas para quem quer entrar no clima da comemoração gaúcha com estilo e originalidade. Veja as sugestões para incrementar o visual:
Na balada
As mulheres podem investir em pelegos de pele combinados com vestidos e botas ou ainda com ponchos, com pelo ou brilhos, acompanhados com uma calça saruel e botas de couro. Outra proposta bem moderna é usar lenço com brilho, camisa e calca saruel. Nos dias mais frios pode somar ao look um colete de pelos. Já para os homens, se a festa for informal, dá para apostar em camisa com colete, lenço gaudério e uma calça saruel ou com o fundilho rebaixado.
No trabalho
Mesmo nos ambientes mais formais é possível entrar no clima das festas tradicionalista. No entanto, é importante manter a discrição, pois a formalidade e fundamental no ambiente profissional. As mulheres podem apostar no lenço gravata, combinado com camisa, colete ou blaser e uma calça social estilo saruel. Já os homens podem investir na combinação de colete social com lenço gaúcho e calça social. Afinal, no trabalho o menos é mais. Neste ambiente o que deve aparecer mesmo são as qualidades profissionais, as roupas são somente um reflexo de um ótimo profissional.
Nos passeios informais
Nos passeios ao shopping, cinemas, restaurantes e parques, por exemplo, a criatividade está liberada. As mulheres podem usar bombachas femininas com camisa, lenço, botas ou alpargatas. Para complementar ainda mais o look elas podem acrescentar um colete e boinas ou chapéus. Já os homens podem investir nas bombachas, camisas, lenços, coletes, chapéus e botas ou alpargatas.