Setenta por cento dos homens vão ao médico acompanhados por mulheres ou filhos. A constatação é de um levantamento do Centro de Referência em Saúde do Homem, da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e comprova o quanto a família tem papel fundamental na saúde dos homens.
Exames de rotina, preventivos e check-ups não são preocupações comuns para os homens. Geralmente, o compromisso com a saúde é deixado de lado por medo, descuido ou falta de tempo. A procura por um médico muitas vezes acontece motivada pela família ou apenas em casos extremos, quando a situação já está fora do controle e pode ser tarde demais.
De acordo com o urologista Adriano Cardoso Pinto os exames de rotina devem ser realizados anualmente a partir de qualquer idade, porém, depois dos 40 anos, alguns deles tornam-se obrigatórios. Confira alguns preventivos que todos os homens devem fazer.
A partir dos 30 anos
- Exame de sangue: função renal, função hepática, marcadores tumorais, colesterol, glicemias, tireoide, colesterol, triglicérides;
- Eletrocardiograma.
A partir dos 40 anos
Nesta faixa etária, aumenta a incidência de algumas doenças, principalmente cardiovasculares, e alterações da parte hormonal do homem. Para isso, os exames recomendados são:
- Exame de sangue: função renal, função hepática, marcadores tumorais, colesterol, glicemias, tireoide, colesterol, triglicérides;
- Exames urológicos e de hormônios. Assim como as mulheres, os homens também sofrem neste período da vida pela chamada andropausa. Os níveis de testosterona começam a cair e isso pode causar desde perda da massa muscular até perda do interesse sexual. É preciso verificar a necessidade de reposição hormonal caso a caso;
- Exame da saúde da próstata. Nesse caso, é indicado apenas para homens com histórico de câncer na família.
A partir dos 50 anos
A partir desta idade, todos os exames acima são recomendados e o exame da próstata torna-se obrigatório anualmente e, em caso de alterações, deve ser refeito a cada seis meses.
Para realizar todos os exames de rotina e preventivos, o homem deve procurar um clínico geral, pois ele terá um panorama completo e abrangente sobre os resultados e, em caso de alterações, encaminhará para o especialista mais adequado em cada situação.