Atendimento especializado para prematuros

O Ambulatório dos Primeiros Passos do Prematuro funciona junto à estrutura do Ambulatório do SUS no HSVP e presta atendimento aos recém-nascidos prematuros que nasceram com menos de 32 semanas de idade gestacional e/ou que pesaram menos 1500g

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os recém-nascidos prematuros ganham qualidade de vida ao serem atendidos no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), através do Ambulatório dos Primeiros Passos do Prematuro. O espaço atende prematuros egressos de CTIs Neonatais, de diversos municípios que abrangem a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde. A iniciativa de criar o ambulatório é da Seção da Criança e do Adolescente, vinculada ao Departamento de Ações em Saúde da Secretaria Estadual da Saúde, denominada Estratégia de Seguimento do Prematuro Egresso de UTI Neonatal.

Atualmente, estão em atendimento 145 crianças e neste ano, o serviço irá concluir o acompanhamento de 28 pacientes. Os bebês atendidos no ambulatório são recém-nascidos prematuros que nasceram com menos de 32 semanas de idade gestacional, pesaram menos 1500 gramas ou que apresentaram outros agravos decorrentes da prematuridade. O acompanhamento é feito até os dois anos de idade da criança.

Segundo a equipe multiprofissional que atua no ambulatório, os recém-nascidos prematuros têm mais chances de apresentar complicações pulmonares, dificuldades para interagir socialmente, problemas no desenvolvimento ósseo, doenças cardíacas quando adultos e obesidade. Esses pacientes também demonstram saúde física, crescimento e desenvolvimento neurológico mais frágil. Conforme pesquisas, ao se identificar problemas no começo da infância é mais fácil garantir um futuro saudável em todos os campos.

Com uma equipe multiprofissional o ambulatório tem o grande desafio de promover a saúde para o desenvolvimento adequado da criança. Os profissionais que compõe a equipe são: assistente social, enfermeiras, fisioterapeuta, nutricionista, psicóloga, fonoaudiólogas, pediatras, neonatologistas, médicos residentes de pediatria e neonatologia, oftalmologista e neurologista.

De acordo com a equipe, o grupo de profissionais orienta os pais quanto à nutrição, suporte emocional, avaliam riscos e eventuais alterações no crescimento e no desenvolvimento do bebê, promovem a intervenção precoce e efetiva com técnicas de estimulação essencial, orientação interdisciplinar e acima de tudo, inserem os nascidos prematuros na sociedade, como seres bem-adaptados, funcionais e com boa qualidade de vida.

Medicina & Saúde – Há quanto tempo o Ambulatório dos Primeiros Passos do Prematuro existe?

Lisiane Lieberknecht Siqueira – Há dois anos.

Medicina & Saúde – Que tipo de acompanhamentos são realizados?

Lisiane Lieberknecht Siqueira – A equipe do ambulatório multiprofissional é composta por assistente social (acompanhamento familiar e para detecção de situações de risco), enfermeiras (acompanhamento de vacinas e outros cuidados com a criança), fisioterapeuta (desenvolvimento motor e prevenção ou detecção precoce de osteopenia), nutricionista  (desenvolvimento nutricional), psicóloga (, fonoaudiólogas (acompanhamento da linguagem e audição -teste da orelhinha e bera-triagem), médicas pediatras e neonatologistas, médicos residentes de pediatria e neonatologia, médico oftalmologista e médica neurologista.

Todos os profissionais visam detectar qualquer alteração no desenvolvimento ou problema de saúde a fim de minimizar os efeitos da prematuridade no desenvolvimento. Se necessário realizam encaminhamento para rede básica quando necessitam tratamento fonoaudiológico, fisioterapêutico ou psicológico.

 A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional.  Assine Já

Gostou? Compartilhe