O ABC da depilação

Por
· 5 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Conheça as melhores formas de se livrar dos pelos e escolha a sua!

Ninguém gosta, mas temos que admitir que eles existem. E se livrar dos pelos não é tarefa muito fácil. Apesar de existirem vários métodos de depilação cada um apresenta certa exigência, seja de tempo, paciência ou resistência para aguentar a dor.

E como o calor está dando as caras e queremos andar com a pele lisinha e sem problemas, preparamos um guia falando sobre os tipos de depilação existentes no mercado e as melhores indicações de cada um. Quem nos ajudou foi a esteticista Bárbara das Chagas. Confira:

Cera quente (artesanal): Os pelos levam cerca de 20 dias para começar a nascer de novo, em algumas pessoas, até mais. Com o tempo, o crescimento dos pelos diminui devido ao trauma constante sofrido pela raiz. Algumas pessoas relatam sentir menos dor com cera quente, isso ocorre devido ao calor, que em contato com a pele, dilata os poros facilitando a remoção do pelo.

Cera fria: A cera fria é mais dolorida. Não é indicada para quem tem pelo muito fino, pois a chance de encravar é grande. Para usar esse método de depilação, a pele deve estar sempre hidratada e frequentemente esfoliada. Tem a vantagem de você poder aplicar sozinha, já que há variadas opções de uso de folhas prontas para depilar.

Lâmina: Usar lâminas para raspar perna, virilha e axila é um ótimo método. Fácil, prático e ainda deixa a pele mais lisa. O problema é que só corta a haste do pelo, não a raiz. E isso o faz crescer muito mais rápido. A lâmina muito afiada pode cortar a pele, trazendo risco de infecção. Além disso, arranca uma camada da pele, o que a deixa mais sensível e seca. Então, comece a hidratar a região e a passar óleo durante o banho três dias antes ou, no mínimo, na noite anterior ao processo.

Depilador Elétrico: Há duas versões: o que arranca o pelo, dando o mesmo efeito de depilação com cera, sendo menos traumático e mais higiênico, e o que apenas corta, dando o mesmo efeito da lâmina. O bom é que não encrava tanto os pelos. O intervalo entre as depilações é de 15 a 30 dias. A vantagem é que não precisa esperar todos os pelos crescerem para repetir o procedimento, como acontece no caso da cera. A desvantagem é que é bastante dolorida e não é recomendado o uso na virilha, a não ser que tenha um acessório específico para isso.

Cera roll-on: A cera roll-on deve ser individual, para evitar contaminações. Consiste em aplicar uma cera morna em uma área e arrancar o pelo pela raiz com um pano. É bastante indicado para pernas e braços. Como retira o pelo pela raiz, a nova aplicação só deve acontecer depois de 20 dias. Há o risco de os pelos encravarem. Então, é importante esfoliar a região pelo menos duas vezes por semana, mas nunca nos três dias antes ou depois da depilação.

Cremes depilatórios: A depilação com cremes pode ser feita durante o banho. Os cremes especiais trazem uma substância que amolece e dissolve a estrutura externa dos pelos sem atingir a raiz. Siga e obedeça ao tempo indicado no produto, pois se ultrapassar o período permitido de exposição, é possível que ocorram queimaduras químicas, dermatite de contato ou escurecimento da área por conta de irritações. E lembre-se: faça o teste de alergia antes de iniciar o procedimento.

Depilação Egípcia: Tem o mesmo efeito de uma pinça, mas é feita com uma linha especial 100% algodão. Por isso mesmo é uma técnica antialérgica, que retira os pelos pela raiz. Passa, vira e puxa como se estivesse laçando os pelos. Mas requer tempo e paciência, pois a técnica é demorada, afinal, retira poucos pelos de uma única vez. Por outro lado, como os arranca pela raiz, demoram mais tempo para crescer.

Luz Intensa Pulsada: É um tratamento progressivo e definitivo, assim como o laser, que age por meio de flashes de alta energia controlado por sistema computadorizado. Não é indicado para quem tem ou está com a pele bronzeada, porque a luz não identifica o que é melanina do pelo e o que é melanina da pele, e pode queimar. Antes de partir para o tratamento, o ideal é fazer um teste na pele, para se certificar se vai ter reação, e voltar depois de dois dias. Para as sessões, o ideal é que o pelo tenha, no mínimo, dois milímetros, fase em que está colado no bulbo, importante para que o efeito seja duradouro.

Cuidados com a pele para quem usa luz intensa pulsada

Depois de 20 dias, a paciente começa a perceber que o pelo cai e volta para a próxima sessão depois de 30 a 40 dias. Nesse período, é permitido raspar e usar creme depilatório, métodos que não arrancam o pelo pela raiz. Evite tomar sol uma semana antes e duas depois da aplicação, roupa justa e tomar banho quente, para não encravar o pelo. São necessárias de seis a oito sessões, sendo que ainda deve haver uma de manutenção anual para tirar aqueles pelos que podem voltar enfraquecidos, finos e isolados.

Depilação a laser: A depilação a laser é ideal para quem tem pele clara e pelos escuros e grossos. Pede-se entre quatro e oito sessões com intervalo de um mês entre cada uma delas. A eficácia é de 80% de redução do número de pelos durante o tratamento, pois há possibilidade de nascerem novos durante fase de mudança hormonal. No período de intervalo, o ideal é que se use apenas lâmina ou creme depilatório, para manter as células e os bulbos inteiros para serem "arrancados" durante as sessões.

Quem tem pele negra  também podem fazer depilação a laser, mas vale lembrar que o laser não atinge profundamente a pele negra, por isso diminui apenas 30% dos pelos. Neste caso, o mais indicado é optar pelo equipamento ND:YAG, que atinge uma região mais profunda e trata sem o risco de queimar ou manchar a pele.

 

Perguntas e respostas:

A depilação diminui os pelos?

Sim, com o tempo os pelos diminuem e ficam mais finos.

Como evitar as manchas escuras?

Evita-se as manchas escuras não se expondo ao sol logo após a depilação e sempre fazendo o uso de protetor solar na região depilada.

A cera quente aplicada com muita freqüência pode causar flacidez, principalmente em regiões onde a pele é mais fina, como abaixo da sobrancelha e buço?

Deve-se evitar a depilação em regiões que já são flácidas para não agravar a flacidez, mas a depilação por si só não causa flacidez porque não é um movimento repetitivo que se faz todos dias.

O que fazer para evitar que os pelos encravem?

Para não encravar deve-se esfoliar um dia antes de depilar e não passar hidratante logo após a depilação, pois onde foi arrancado o pelo, fica um "buraquinho" e se você passar hidratante ou óleo irá entupir esse poro impedindo que o pelo cresça pra fora, fazendo com que incrave.

Quais os cuidados necessários antes e depois da depilação?

Tanto antes quanto depois da depilação a esfoliação é muito importante.

 

Gostou? Compartilhe