As luminárias são um item fundamental que contribuem diretamente para a distribuição eficiente da luz no ambiente e para o conforto visual das pessoas. E segundo a arquiteta Graciele Sandri, quando o assunto é iluminação, deve-se levar em conta não apenas a estética, mas a função que cada ambiente dispõe. “O posicionamento destas deve ser pensado de acordo com a decoração, porem sem deixar de levar em conta o aspecto funcional do ambiente. As luminárias devem transmitir a correta emissão do fluxo luminoso da lâmpada no ambiente para não causar ofuscamento e sombras acentuadas”, explica.
E opções não faltam! São luminárias de teto de mesa, abajures, arandelas, plafons, lustres, pendentes, lâmpadas e spots, porém cada uma exerce uma função nos ambientes. Para escolher a luminária certa a arquiteta sugere que se preste atenção na proporção entre a peça desejada, os móveis da decoração e o ambiente em geral. E a parte boa é que você não precisa, necessariamente, comprar suas luminárias, elas podem ser feitas em cada, com materiais de baixo custo e fácil manuseio. Só precisa de um pouco de criatividade.
DICA PARA ESCOLHER O TIPO DE LÂMPADA PARA OS AMBIENTES:
- Ambientes que necessitem de muita claridade, devido a sua funcionalidade, como cozinhas e banheiros, o ideal é usarmos lâmpadas brancas, chamadas de iluminação fria.
- Ambientes que necessitem de pouca iluminação, como salas e quartos o que oferecem aconchego e descanso, o ideal é usarmos lâmpadas amarelas, chamadas de iluminação quente.
TIPOS DE LUMINÁRIAS:
Luminária pendente: Indicada para salas de estar que buscam um ambiente mais descontraído, essa luminária, é super fácil de fazer: apenas envolva sobre uma armação de guarda-chuva, luzinhas (pisca-pisca), fixe sobre o lugar que desejar e está pronta sua luminária.
DICA: Se você escolher usar a luminária para a iluminação geral do ambiente, ela deve ficar a aproximadamente 2 metros do piso e nada de deixar o fio curto, o pendente perde todo o charme então o mínimo deve ser 20 cm de distância do teto. Já se a escolha for por iluminar um móvel, não existe a preocupação com a passagem, então 70 cm entre o móvel e a cúpula são ideais.
Luminárias de mesa ou abajur: auxiliam na iluminação da mesa do escritório ou de estudos. Com suporte para luminária, lata ou os anéis das latas, você tem a possibilidade de montar sua própria luminária de mesa ou abajur.