“O treinamento funcional, como o nome mesmo já diz, procura trabalhar todas as funcionalidades do corpo humano, tais como correr, pular, puxar, empurrar, agachar entre tantas outras que vão sendo deixadas de lado com o passar do tempo e a rotina de vida atual”, explica Andressa Chaves, professora de treinamento funcional, graduada em Educação Física, pós-graduanda em treinamento funcional e instrutora credenciada de Core 360°.
De acordo com ela, o principal objetivo é melhorar os padrões de movimento nas tarefas do dia-a-dia e/ou prática de esportes de forma dinâmica trabalhando as capacidades físicas: “flexibilidade, equilíbrio, coordenação, força, velocidade, resistência, potência e, principalmente a musculatura do Core, o centro de força do corpo que inclui os músculos do abdômen, quadril e região lombar e responde pela estabilização da coluna vertebral”, salienta.
Segundo Andressa, o treinamento funcional veio primeiramente dos treinamentos físicos dos atletas, onde eles repetiam os gestos praticados nas suas modalidades visando maior ganho de rendimento e usado também, no auxílio à reabilitação de lesões. “Com o passar do tempo, foi evoluindo até se tornar um Método de Treino para qualquer pessoa que deseja sair da rotina das academias”, comenta.
Como funciona
O método consiste em trabalhos de corrida, saltos, agachamentos, exercícios de força, coordenação, agilidade entre diversos outros. “Existe uma variedade muito grande de exercícios, não caindo na rotina que geralmente acontece em outros treinamentos. São utilizados diversos acessórios como elásticos, bolas, cones, cordas, barreiras, fitas de suspensão, pneus, entre outros, trabalhando assim a musculatura mais profunda do corpo humano, o Core. É um método de treino diferente da musculação, pois trabalha o corpo como um todo, em conjunto, o que potencializa o gasto calórico e a definição muscular”, destaca Andressa.
Entrevista
Medicina & Saúde – Quanto tempo é necessário de treino?
Andressa Chaves – A sessão de treino dura entre 45 e 60 minutos. A evolução e o resultado variam de aluno para aluno devido à individualidade biológica, mas no primeiro mês já são notadas mudanças, principalmente na resistência cardiorrespiratória e no padrão de movimento de alguns exercícios. Assim como qualquer outro exercício físico, quanto mais tempo de prática, maiores são os benefícios e adaptações musculares.
Medicina & Saúde – Qualquer pessoa pode fazer?
Andressa Chaves – Qualquer pessoa pode praticar o Treinamento Funcional, já que os treinos são montados individualmente e de acordo com o objetivo e capacidade física de cada aluno. Desde pessoas que buscam melhoria da parte estética ou em processo de reabilitação até atletas que visam maior rendimento na prática de esportes ou crianças e idosos buscando melhoria nos gestos musculares diários. Lembrando que o conselho é sempre fazer uma Avaliação Física e buscar uma prática de exercícios dentro de sua capacidade e que traga prazer e satisfação, sempre com auxílio de um Profissional de Educação Física.
Colaborou
Andressa Chaves, professora de Treinamento Funcional na Vitta Academia, Graduada em Educação Física, Pós-graduanda em Treinamento Funcional e Instrutora Credenciada CORE 360°