Hábitos que prejudicam a audição

Medicina & Saúde - existem algumas medidas que fazem com que a perda auditiva seja sentida cada vez antes pelas pessoas

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Possuir uma boa audição é normal até os 40, 50 anos, mas, após essa idade, a capacidade auditiva diminui devido ao envelhecimento natural das estruturas do ouvido – assim como qualquer outra parte do corpo, – por causa da exposição a ruídos ou sons altos, hábitos errados, como a má alimentação ou o uso constante do fone de ouvido e, em alguns casos, doenças específicas.

Porém, existem algumas medidas que fazem com que a perda auditiva seja sentida cada vez antes pelas pessoas – e, assim como existem os males causados por essas atitudes, existem também aquelas ações que podem ser feitas para impedir esse envelhecimento precoce da audição.

Uma das principais, senão a principal causa da perda auditiva precoce, ainda mais nessa nova geração, é a utilização de fones de ouvidos com volumes muito altos durante um período muito longo. Outro fator que não parece estar diretamente ligado com a audição, mas pode causar danos ao aparelho auditivo é o vício no cigarro. Isso porque, graças às mais de cinco mil substâncias químicas presentes nele, as toxinas inaladas podem causar danos definitivos às estruturas sensíveis do ouvido - a começar pelo sintoma zumbido. A cafeína e os carboidratos em excesso também podem ser vilões para a audição, por isso, ter uma alimentação balanceada, com pouca cafeína e sem exageros em glicose e sódio é o primeiro passo para a manutenção do bom funcionamento auditivo.

Gostou? Compartilhe