Aceita um café?

Confira as dicas de decoração do Conceito no Mix.

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Estamos vivendo em um tempo em que a modernidade, a praticidade e a singularidade convivem lado a lado com o que permeou a sociedade em décadas passadas e voltacom mais força à atualidade, trazendo “novas” tendências que há muito já eram utilizadas e com isso temos uma nova cara na decoração.

Para a arquiteta Graciele Sandri, o método artesanal de decorar a sua própria casa traz toques mais pessoais, mas sem deixar de ser moderno. “Muitas pessoas misturam algo mais rústico e artesanal com um toque moderno da era digital, com cores mais destituídas de vida”, comenta.

E a dica para quem quer fazer essa mistura é dar utilidade aquele filtro de papel que você joga no lixo toda vez que prepara seu cafezinho. Com um pouco de criatividade e tempo, ele pode se transformar em objetos de decoração e peças de artesanato. A partir destes, você pode revestir vasos, garrafas, abajures, colunas, mobílias e decorar ambientes. O resultado final são peças com aspecto rústico. Confira as ficas da arquiteta:

Como preparar o filtro de café usado:

O primeiro passo é retirar o excesso de café (o pó descartado serve para adubo em plantas evitando o mosquito da dengue), depois é deixar os filtros de papel secarem, de preferência no sol, mesmo com um pouco do resto de café ainda por cima, o importante é deixar secar. Depois que estiver seco, comece a recortar as marquinhas contidas no papel do filtro, na base e nas laterais. Após, com o auxilio de um pincel de cerdas firmes, tire os restos de pó que sobraram no filtro.

Depois, você pode recortar o papel em tiras horizontais, ou utilizá-lo no formato original. Para a colagem, utilize um pincel com cola branca diluída em água. Sempre passe primeiro no objeto a mistura de cola branca com um pouco de água e em seguida cole o filtro de papel. Para finalizar passe novamente sobre o filtro de papel cola branca com um pouco de água, isso dará melhor acabamento e durabilidade ao objeto ou móvel revestido. Se preferir um filtro mais claro, deixe de molho em água pura por alguns minutos, depois retire-o e faça o procedimento passo a passo conforme comentado anteriormente.

Dicas:

Os filtros podem compor a decoração de dormitórios, salas e cozinhas, tudo depende do estilo de ambiente que você tem.

- Invista em quadros. Com apenas um pedaço de madeira envernizada, fixe sobre eles flores em filtro de papel, assim terá um quadro personalizado.

- As luminárias e abajures são peças mais sofisticadas e exigem um pouco mais de cuidado para serem executadas. Em lojas de artesanato, escolha o suporte ideal para o tipo de luminária/abajur que deseja, depois cole sobre este os filtros de café, usando-os no formato original ou recortando em pedaços horizontais.

- As paredes também não ficam de fora. Para revestir sua parede, siga o mesmo passo a passo de como fazer com os objetos, apenas após ter secado a última demão de cola que passou por cima do filtro, espere secar bem e passe por cima verniz marítimo (encontrado em qualquer loja de tintas), o que dará um acabamento melhor e depois de seco, você poderá até lavar a parede. 

Gostou? Compartilhe