A tecnologia está a serviço de várias áreas, mas em nenhuma é tão importante quanto na saúde. Das várias novidades surgidas recentemente, o DSD tem se mostrado uma das mais avançadas no planejamento dos tratamentos dentários. Conforme especialista e mestre em Dentística Restauradora, Janesca Casalli, o procedimento pode ser realizado por qualquer paciente. “De maneira geral, é indicado para todas as pessoas que desejam fazer alterações nos dentes e possuem interesse em visualizar antecipadamente o resultado do tratamento”, explica.
De acordo com ela, o planejamento digital proporciona que a pessoa possa saber como será o resultado antes mesmo de realizar o procedimento. “Mais especificamente o planejamento digital do sorriso é indicado para tratamentos que envolvam facetas laminadas de porcelana, lentes de contato dentais, próteses fixas, implantes, ortodontias e cirurgias ortognáticas e gengivais. Pode portanto ser utilizado para planejamento nas especialidades de Dentística, Ortodontia, Prótese, Periodontia, Implante e Cirurgia Buco Maxilo Facial”, salienta a especialista.
Entrevista
Medicina & Saúde – O que é o Planejamento Digital do sorriso?
Janesca Casalli – O planejamento digital do sorriso (em inglês, DSD- Digital Smile Design) é hoje uma das mais novas e avançadas técnicas de odontologia estética. Foi criada pelo professor Christian Coachman, brasileiro, dentista e técnico em prótese dentária, que hoje é referência mundial em Odontologia Estética, juntamente com Lívio Yoshinaga. O objetivo da técnica é planejar o tratamento estético com o design mais adequado ao formato de rosto e personalidade do paciente, que participa ativamente deste processo, visualizando antecipadamente o resultado final de seu tratamento.
Medicina & Saúde - Como é feito este procedimento?
Janesca Casalli – A programação passa pelo uso de ferramentas digitais. As fotografias do sorriso, dos dentes e do rosto do paciente são passadas para o computador. Baseado nessa imagem real, o dentista traça as possibilidades de tratamento para melhorar a estética bucal levando em consideração regras de harmonia e simetria, expectativas, questões funcionais e biológicas do paciente. Após esse processo, as imagens e as medidas do sorriso escolhido são enviadas ao técnico em prótese dentária, que as transfere para um enceramento diagnóstico. O técnico será capaz de realizar um enceramento tridimensional mais eficaz, concentrando-se no desenvolvimento das características anatômicas dentro dos parâmetros especialmente fornecidos, como linha média, posição e tamanho dos dentes, dinâmica labial e plano incisal. Este enceramento é depois aplicado sobre os dentes do paciente, para ele visualizar o projeto final de seu sorriso.
Qual a grande vantagem do procedimento
São várias as vantagens que essa nova tecnologia proporciona. De acordo com Janesca Casalli, estas são as principais:
• É uma maneira muito mais objetiva de saber o que o paciente quer e o que a odontologia pode realmente fazer por ele.
• O paciente tem antecipadamente uma previsão de como ficará seu sorriso ao final do tratamento,
• Melhorar a comunicação entre os diversos especialistas envolvidos no caso.
• Melhora a comunicação com o técnico de prótese, que executará o trabalho seguindo o planejamento pré determinado.