Rinoplastia a cirurgia realizada na estrutura nasal com o objetivo de melhorara estética e/ou a respiração do indivíduo. Serve para correção de deformidades traumáticas ou naturais e ainda pode ser utilizada em conjunto com outras pequenas cirurgias para corrigir disfunções – como no caso da correção do desvio de septo, que ajuda a melhorar a respiração.
A rinoplastia moderna reestrutura o nariz, corrigindo as deformidades nasais modificando a aparência geral da face. “É possível mudar o formato do nariz, por exemplo, pois existem pessoas que acham seu nariz ‘achatado’. Também podemos modificar seu tamanho, diminuindo ou aumentando, quando for o caso, levantar a ponta do nariz, etc. Todos os procedimentos sempre devem ser feitos aliando a harmonia do rosto com a funcionalidade e que preservando um aspecto natural”, explica Alderson Luiz Pacheco, cirurgião plástico.
Os pacientes procuram a rinoplastia por varias razões. Um dos motivos mais comuns, segundo Pacheco, é por estarem cansados de terem passado boa parte da vida com um nariz assimétrico ou desproporcional, grande responsável por queda da autoestima. “É muito comum as pessoas que procurarem a rinoplastia por acharem o seu nariz muito largo, com a ponta caída, com um dorso alto e pouco atraente, e a rinoplastia visa devolver a harmonia ao rosto”, comenta Pacheco.