O Natal já está dando as caras e em meio à correria para comprar os últimos presentes está a preocupação de preparar a ceia e claro, deixar a mesa e a casa prontinhas para receber os convidados. É em torno da mesa que se vive o melhor do Natal e, por isso mesmo, este espaço merece uma decoração de à altura: alusiva à época, criativa e especial. E parte mais divertida dessa época, é que tudo fica mais colorido, festivo e contagiante. E as dicas da arquiteta Graciele Sandri nessa semana, são justamente para você deixar esse espaço ainda mais aconchegante.
Dicas básicas para começar a decorar sua mesa:
A escolha da toalha: o primeiro passo para decorar a mesa para o Natal é a escolha da toalha. As opções são variadas, desde a tradicional toalha de Natal, a algo mais contemporâneo como uma toalha toda vermelha e um runner (caminho de mesa) dourado ou prateado estendida ao meio de uma ponta à outra. Outra opção é não colocar uma toalha, pondo antes a mesa exclusivamente com individuais natalícios ou então na cor da sua decoração de Natal. Modelos discretos oferecem charme à comemoração. Evite estampas vibrantes e desenhos exagerados.
Invista nos detalhes: no que toca à decoração de uma mesa, a sua grande estrela é quase sempre um centro de mesa que, apesar de normalmente ser composto por flores, na época de Natal pode ser criado com base em enfeites de Natal. Aposte em itens decorativos como arranjos, pinhas e castiçais para conferir beleza à decoração natalina.
Guardanapos: este elemento pode contribuir muito para uma mesa de Natal bem decorada. As opções são variadas. Opte por guardanapos de papel com motivos natalinos, guardanapos em cores lisas e condizentes com a decoração de Natal, criando as suas próprias argolas de guardanapos. Você pode ainda dobrar os próprios guardanapos de tecido em formas natalícias. É possível colocar fitas em formato de laços nos guardanapos individuais, o que traz requinte à mesa;
Louças: por mais que só se usa uma vez por ano as louças de Natal, a dica é deixar a mesa mais criativa ao misturar os pratos natalícios com pratos de cores lisas, como é o caso do branco, vermelho ou verde. Outra idéia é optar por pratos transparentes com autocolantes, recortes ou desenhos de Natal: basta colá-los no fundo do prato, voltados para cima. Para os talheres, agrupe-os com uma fita de cetim colorida. Não esqueça de manter em harmonia as louças. Taças vermelhas e acessórios dourados formam composições elegantes e se encaixam perfeitamente no clima.
Luz à mesa: numa mesa de Natal não podem faltar as velas, sejam elas de inspiração natalícia ou velas de cores lisas, dispostas num bonito candelabro, em frascos atados com fitas de Natal ou flutuando em copos ou jarras de vidro de vários tamanhos, juntamente com bagas vermelhas. Observação: velas de tamanho reduzido trazem charme e aconchego para a mesa. Evite apenas as velas aromáticas. Outra forma de trazer luz a sua mesa, é utilizar castiçais no centro da mesa. Para a decoração ficar mais moderna, o ideal é espalhar diferentes modelos e tamanhos pela mesa.
Decoração suspensa: Porque não decorar o candeeiro ou lustre com uma decoração de Natal? Utilize fitas de cetim para suspender enfeites de Natal ou os postais que tem recebido. Outra alternativa é decorar com uma grinalda festiva ou ramos de pinheiro, porém tome cuidado para não sobrecarregar e acabar não ficando em harmonia com a mesa.
Cadeiras decoradas: além da mesa, com sua criatividade a decoração de Natal, pode estender-se até às cadeiras. Pendure nas suas costas bolas, estrelas, flocos de neve, chapéus de Papai Noel, utilizando uma fita ou uma mola para afixar convenientemente os enfeites de Natal escolhidos. Uma decoração aconchegante e inesperada.
Marcadores de lugar: para deixar ainda mais completa a decoração de sua mesa, utilize os frutos da época e use castanhas, pauzinhos de canela ou laranjas com cravinhos para afixar os nomes dos convidados. Também pode usar postais de Natal. Comprar pequenas molduras para emoldurar o nome de cada convidado, sendo que o passepartout é a lembrança que todos vão levar para casa no fim da noite.
Observação: Evite exageros, pois uma decoração bonita deve ser também equilibrada. Garanta espaço para as travessas e para aqueles que quiserem comer sentados em torno da mesa. Uma mesa bem-posta, certamente vai abrir o apetite!
Dicas:
- Sempre crie uma harmonia entre a cor da louça e a do tecido.
- O cor vermelha, junto com detalhes verdes deixa a decoração da mesa ainda mais especial e trazem o espírito natalino para a ceia
- Para quem prefere sua mesa principal da ceia, em um estilo mais tropical, utilize um ponte de vidro coloque grãos de café e espete os talheres.
- A decoração branca transmite paz e leveza. Os talheres pratas e as velas douradas dão um toque de sofisticação à mesa. Dica: essa decoração posse ser reutilizada para a ceia de ano novo.
E para abrir o apetite, conversamos com a chef de cozinha Lisete Biazi que nos passou uma receita fácil e rápida de um tradicional Salpicão de Natal.
Confira a receita completa, bom apetite e Feliz Natal!
Salpicão defumado com uvas
Ingredientes:
1 frango defumado desfiado
½ kg de presunto em tiras finas
½ kg de queijo prato em tiras finas
100 g de uvas passas brancas
100 g de uvas passas pretas
1 lata de creme de leite
2 colheres de catchup
1 xicara de maionese
300g de uva itália sem sementes
Uma pitada de sal e pimenta do reino moída na hora.
Modo de preparo:
Misturar todos os ingredientes acima. Na hora de servir misture 200g de batata palha e 100g de nozes picadas graúdas. Decore o prato com folhas verdes e frutas secas.