Passado o Natal, é hora de nos prepararmos para o fim de ano, tempo também de reunir amigos e familiares para comemorar as conquistas e brindar o que está por vir. Este momento de confraternização pede uma mesa bela e arrumada para atrair energia boa para o ano que inicia. Afinal, o que é esteticamente agradável, proporciona prazer, nos dá uma sensação de bem estar. Além de uma mesa bem decorada, a ceia também precisa ser saborosa.
E como nossa arquiteta Graciele Sandri sempre lembra, basta um pouco de criatividade e cores para dar bossa à ceia de fim de ano. Antes de começar a decoração de sua mesa, dê a ela um estilo, podendo ser: tradicional, romântica ou moderna.
Confira as dicas:
Tradicional
A louça bege e dourada é disposta sobre a toalha branca. O vermelho vem de um arranjo de rosas. Romãs abertas e uvas podem ser espalhadas pela mesa. As taças podem ser coloridas para contrastar com o branco. Arranjos à mesa devem sempre ser ou muito altos ou bem baixinhos e nunca ficar na altura dos olhos dos convidados. Evite as flores com cheiro forte.
Romântica
Flores, laços, borboletas e tons suaves são as melhores apostas para quem deseja arrumar a casa de uma maneira delicada e diferente. Vasos baixinhos com rosas, astromélias, frésias sobre uma toalha branca deixam a sua mesa fresca. O toque réveillon fica com as velas.
Cores vibrantes, formas inusitadas e outras formas de ousadia rompem com a tradição, mas sem perder o espírito de Ano Novo. Jogos americanos no lugar de toalha, cumbucas em vez de pratos. Ouse na maneira de arrumar a mesa. Espalhe folhas de louro, lentilhas e use garrafas de vinho vazias para aparar as velas, como castiçais.
Como começar a decorar sua mesa de ano novo:
Cores: Como o branco é a principal cor do ano novo, quem prefere uma decoração mais clean, sofisticada e simples, vale à pena apostar nessa decoração. As cores também podem ser aplicadas a sua mesa, tais como o azul, o verde e até o vermelho, apenas evite exagerar nos detalhes com cores quentes e muito vivas, estas que podem desvirtuar o intuito da ocasião. O vermelho pode estar presente nas velas e candelabros. Lembre-se a decoração da noite de Ano Novo tende ao sóbrio e elegante.
Iluminação: - A iluminação é um ponto forte da mesa de ano novo, por isso vale à pena apostar no uso de velas para criar uma atmosfera acolhedora, aconchegante e suave. Geralmente, para grandes festas ou espaços maiores, a dica é dividir os espaços e iluminar de acordo com as características de cada local, mas normalmente a mesa de bebidas e comidas pode ser mais clara, enquanto mesas e lounges devem ter a iluminação com uma pegada mais intimista.
Talheres: Os talheres para a ceia de Ano Novo podem variar nos formatos e cores, mas o mais indicado é optar pela simplicidade; O infalível branco, preto e tons de cinza, além do tradicional prata são boas pedidas. Louça temática pode, mas cuidado para não exagerar e carregar demais o ambiente.