Descoberta de dupla hélice do DNA completou 60 anos

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Em abril deste ano comemorou-se o Dia Nacional do DNA nos Estados Unidos. A data foi criada para marcar a conclusão do Projeto Genoma Humana, em abril de 2003, e a descoberta da dupla hélice do DNA, em abril de 1953. O objetivo da comemoração é despertar o interesse da população, principalmente estudantes, para a área de genética e genômica.

Foi em 25 de abril de 1953 que a dupla hélice ganhou seu nome de batismo, quando a descoberta foi publicada na revista científica Nature, do Reino Unido. Segundo os cientistas James Watson e Francis Crick, a estrutura tinha "um considerável interesse biológico".

A descoberta da dupla hélice pelo americano James Watson e o britânico Francis Crick estabeleceu a pedra fundamental sobre a qual todo o conhecimento moderno da genética humana e da evolução da vida na Terra está estruturado.
Sem conhecer a estrutura da molécula de DNA, seria impossível entender como funciona. E, sem entender como o DNA funciona, seria impossível entender como a vida funciona. A existência do DNA (ácido desoxirribonucleico) já era conhecida desde o fim do século 19, mas sua estrutura molecular (e, portanto, suas funções essenciais) permaneceu um mistério até Watson e Crick a desvendarem.

A descoberta do DNA (ou ácido desoxirribonucléico, como também é conhecido) proporcionou uma série de benefícios e conflitos para a ciência moderna. Um deles são os chamados alimentos transgênicos, que tem seu DNA modificado para mudar características como a cor, o sabor, ou evitar que se estraguem depressa. A clonagem de animais e seres humanos também é outra possibilidade, graças ao DNA. Mas nem tudo são problemas. Com o devido mapeamento do DNA, hoje é possível diagnosticar e resolver problemas de saúde antes mesmo que eles apareçam.

Gostou? Compartilhe