Idosos no Brasil vivem mais e melhor

Dados foram divulgados pelo IBGE

Por
· 1 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Eles já são 12,6% da população, ou 24,85 milhões de indivíduos brasileiros segundo dados da Pnad (Pesquisa Nacional de Amostras de Domicílios) 2012, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Além disso, a pesquisa aponta que os indivíduos acima dos 60 anos no Brasil vivem mais e melhor, estão em uma faixa da população cada vez maior e buscam mais a qualidade de vida.

De acordo com o especialista em medicina esportiva e fisiologia do exercício, Benjamim Apter, a ampliação do acesso a assistências médica, medicamentos, atividade física e boa alimentação contribuem para o crescimento da população idosa: “esse ‘novo idoso’ que a pesquisa aponta está mais preocupado com sua saúde física e mental, busca ultrapassar suas limitações e se manter ativo”, explica o médico.

Ao observar o comportamento da população idosa no Brasil, é possível constatar que a idade cronológica nem sempre acompanha o envelhecimento fisiológico. Não é difícil encontrar pessoas na faixa dos 60 anos com condicionamento físico melhor do que adultos na faixa dos 40 anos, e isso, se deve a conscientização da terceira idade para a importância dos exercícios físicos.

Os impactos naturais do envelhecimento somados ao sedentarismo podem ser muito prejudiciais a qualidade de vida, por isso, manter atividades físicas orientadas por especialistas, pelo menos 2 vezes na semana, proporciona longevidade com qualidade de vida.

Gostou? Compartilhe