Portadores de deficiência física se beneficiam com prática de exercícios regulares

Pesquisas comprovam a significativa melhora em seu desenvolvimento motor e psicológico, além de reduzir as chances de se desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes, câncer entre outras.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

É sabido que os exercícios físicos são essenciais para a promoção da saúde, bem estar e, na maioria dos casos, beneficiam diretamente como tratamento complementar de doenças crônicas. Para as pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida não é diferente. Pesquisas comprovam a significativa melhora em seu desenvolvimento motor e psicológico, além de reduzir as chances de se desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes, câncer entre outras.

Quando o paciente portador de alguma deficiência física opta por realizar um programa de exercícios, a primeira coisa que deve ser levada em conta é a escolha das atividades que farão parte do programa. O profissional responsável pela indicação deve ser um médico especialista no esporte em conjunto com fisioterapeuta e devem considerar atividades que mais combinem com as necessidades e preferências de cada paciente.

Os benefícios da prática de atividades monitoradas vão além do bem estar e prevenção de doenças, sendo de extrema importância para o bom funcionamento metabólico, regularização das funções fisiológicas e ação direta na melhora da ansiedade e humor além de combater a depressão que pode acometer muitos dos portadores na fase inicial.

 

Gostou? Compartilhe