A má postura pode ser causa de várias lesões. Cuidar da postura no trabalho, no lazer e em casa, fazer caminhadas e alongamentos são atitudes que promovem a saúde e ajudam a combater as lesões posturais. Muitas pessoas são acometidas de dores no corpo, principalmente nas costas, e somente depois de algum tempo percebem que sua postura estava errada. A educação postural é algo que se deve perseguir desde a infância, para evitar problemas na idade adulta.
Para se ter uma postura correta é preciso praticar atividade física regularmente, corrigir sempre a própria postura nas atividades diárias domésticas e/ou profissionais, mantendo a coluna ereta o tempo todo.
É importante também voltar a atenção para o uso excessivo do computador. O corpo do ser humano foi feito para ficar em harmonia e equilíbrio, porém, trabalhar oito horas por dia sentado em frente ao computador pode comprometer a saúde. Estudos publicados em 2011, pela Faculdade de Medicina da USP e da Escola de Medicina da Universidade da Carolina do Norte (EUA), mostraram que a má postura pode ocasionar dores de cabeça, lombalgias devido à pressão sobre a região lombar, e até mesmo problemas mais sérios como hérnias de disco.
Para prevenir esses tipos de problemas, os médicos recomendam mudanças de pequenos hábitos, como a prática de exercícios preventivos e terapêuticos e atenção à postura e aos costumes de sentar e apoiar-se, corrigindo a forma de acomodar-se na cadeira. Outra dica importante é regular a distância e os níveis de contraste e brilho do monitor do computador, além de tentar se levantar a cada 50 minutos, para evitar que o corpo fique durante muito tempo na mesma posição. Algumas dessas atitudes podem melhorar significativamente a postura do corpo no trabalho, contribuindo para a diminuição das dores e aumentando o bem estar.