Não existe nada mais desconfortável que chegar em uma reunião, uma apresentação ou mesmo em um evento com a camisa molhada na região da axila. Algumas pessoas possuem uma grande quantidade de sudorese e independente do clima do ano, não conseguem manter a camisa seca.
O suor é fundamental para o controle da temperatura interna do organismo. Quando ela sobe, os centros cerebrais responsáveis pelo equilíbrio térmico detectam esse aumento, fazem a pessoa suar e a evaporação da água que se formou na pele alivia a sensação de calor.
O controle da sudorese é involuntário e determinado pelo sistema nervoso autônomo, aquele responsável pelas batidas do coração, pelo ritmo respiratório e por outras funções que exercemos sem nos dar conta de que estão sendo realizadas.
Através de um procedimento simples, rápido e que pode ser realizado no consultório, a transpiração excessiva nas axilas pode ser resolvida. O tratamento das glândulas sudoríparas na derme, com a toxina botulínica, inibe a liberação de acetilcolina, que diminui a produção de suor e reduz a hiperidrose.
Dentro de 1 a 2 semanas após o tratamento, ocorre uma diminuição significativa ou total da sudorese. A transpiração retorna gradualmente dentro de cerca de 9 a 12 meses. Após este período o tratamento com a toxina botulínica pode ser repetido.