Na última semana, o Caderno Mix deu início a uma matéria especial sobre perfumaria. As essências que hoje mulheres e homens carregam consigo, surgiram, na verdade, muito antes de Cristo. De lá para cá, muitas foram as variações. Hoje, o perfume é essencial e ajuda a traçar a personalidade de quem o usa. E se para cada pele existe um cheiro, para cada estação, também. Basta saber sentir.
Dicas sobre o uso e escolha de fragrâncias quando o termômetro sobe:
- O clima tropical típico do Brasil pede mais cuidados na hora de aplicar o perfume. Algumas essências podem ficar mais fortes à medida que o tempo esquenta, e aquele perfume comprado no período menos quente pode causar dores de cabeça e náusea, quando usado no verão.
- Ter bom senso é muito importante. Nada pior do que aquela pessoa que toma um banho de perfume e entra no elevador ou senta do seu lado para trabalhar com um cheiro forte. Em vez de aproximar você das pessoas, o perfume vai afastar todos a sua volta.
- Para as mulheres, o mais indicado no calor são os perfumes florais, leves e adocicados.
- Para os homens, o ideal são os perfumes com aromas frescos, com notas cítricas.
- Para prolongar a sensação gostosa de banho tomado, dê preferência para os splashs ou para as águas de banho, que podem ser usadas em abundância e reaplicadas várias vezes durante o dia.
- Ninguém é obrigado a abandonar o seu perfume favorito quando chega uma nova estação. O ideal é usar o bom senso. Se alguém adora perfume doce, uma dica é diminuir a quantidade de produto aplicado no verão.
- Na hora de ir à praia ou à piscina, dispense o perfume. O produto pode conter alguma substância fotossensível e, dependendo da sensibilidade de cada pessoa, isso pode causar manchas com a exposição direta ao sol.
Com que perfume eu vou?
Uma boa dica para escolher o perfume é identificar porque se quer usá-lo. Pode ser para prolongar a sensação de refrescância do banho e, neste caso, a dica são as águas e frescores a serem usadas com abundância no corpo inteiro, várias vezes ao dia. São ótimas escolhas para lugares ou dias mais quentes.
Para momentos especiais, quando o importante é marcar presença, pode-se escolher um perfume com concentrações mais altas e usá-lo em pequenas quantidades em locais do corpo mais estratégicos, como pescoço, punhos e entre os seios. Para o dia a dia, a sugestão é um deo colônia que combine com você e com omomento. Para ocasiões mais esportivas ou descontraídas, as notas frescas e até unissex são ideais. Já para momentos românticos, pode abusar das notas florais que são sensuais e os florais frutados com toques gourmand.
Perguntas e respostas:
Onde passar o perfume? Os melhores lugares são onde a circulação sanguínea é maior: nuca, atrás da orelha, pulsos, pescoço e dobra do braço.
Qual o melhor lugar para guardar o perfume? O guarda-roupa ou qualquer lugar escuro e fresco. O banheiro não é indicado, porque a umidade e oscilações de temperatura são prejudiciais às fragrâncias.
Perfume tem fixador? A questão do fixador é um mito, nenhum perfume contém. O que acontece é que os produtos que apresentam melhor performance são aqueles que têm um equilíbrio de notas de saída, corpo e fundo e baixa volatilidade, ficando, portanto, em maior contato com a pele, dando a percepção de estar mais presente.
Quais duram mais? Quanto mais concentrada for a fragrância, maior a durabilidade.
As pessoas deixam de sentir o cheiro do perfume com o tempo? Quando usamos um produto por muito tempo é comum nos acostumarmos com o cheiro dele, deixando de senti-lo. Isso se chama “saturação olfativa”.
O tipo de pele influencia no tempo de duração do perfume? Sim. Cada indivíduo possui seu próprio cheiro que vem tanto do tipo de pele, oleosa, seca ou normal quanto do tipo de alimentação.