Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica

Diversos temas relacionados com obesidade e diabetes foram debatidos, assim como o tratamento cirúrgico e endoscópico destas enfermidades.

Por
· 1 min de leitura
Da esquerda para a direita: Vanessa Bertuzzi dos Santos, Iran Moraes Jr. e Andréia OliveiraDa esquerda para a direita: Vanessa Bertuzzi dos Santos, Iran Moraes Jr. e Andréia Oliveira
Da esquerda para a direita: Vanessa Bertuzzi dos Santos, Iran Moraes Jr. e Andréia Oliveira
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Entre os dias 1º e 5 de outubro, a equipe multiprofissional da Clínica Gastrobese, representada por Iran Moraes Jr, médico nutrólogo, enfermeira Andréia Oliveira e psicóloga Vanessa Bertuzzi dos Santos esteve participando do XV Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, realizado em Brasília – DF.

Diversos temas relacionados com obesidade e diabetes foram debatidos, assim como o tratamento cirúrgico e endoscópico destas enfermidades. Pesquisadores de prestígio mundial como Carel Le Roux (Reino Unido), Kevin Higa (EUA), David Cummings (EUA), Alex Escalona (Chile), Josep Vidal (Espanha) e diversos palestrantes do Brasil debateram sobre as mais atuais técnicas e sobre a importância do acompanhamento da equipe multiprofissional tanto antes quanto após a cirurgia. Também foram apresentados os resultados de tratamento com o balão intragástrico, o qual se mostra uma importante ferramenta no controle da obesidade e modificação do estilo de vida.

Durante o congresso, houve uma palestra sobre a melhora da Doença do Refluxo Gastroesofágico após a cirurgia de Bypass Gástrico em Y de Roux, quando o debatedor Ivan Cecconello (SP) apresentou o trabalho realizado pelo médico Carlos Augusto Madalosso e colaboradores, como sendo o estudo melhor estruturado e de maior destaque no mundo atualmente sobre refluxo e obesidade.

Como perspectiva futura para o tratamento endoscópico da obesidade e diabetes, está a provável aprovação, em 2014, para uso no Brasil do EndoBarrier, que consiste na colocação de uma prótese em forma de luva ou manga de 60 cm, posicionada no duodeno (início do intestino delgado), o que já está sendo utilizada no Chile e na Europa com ótimos resultados na perda de peso e controle do diabetes.

Gostou? Compartilhe