O verão está no seu auge. As temperaturas estão altas e a melhor solução para amenizar o calor de quem está de férias é se jogar na piscina ou correr para a praia. Para isso, claro, você precisa de um biquíni que, além de ser a sua cara, deve estar de acordo com o seu tipo de corpo. De acordo com a consultora de moda Jéssica Fogolari, a moda beachwear está cada vez mais inovadora e a cada ano, estilistas desfilam suas melhores coleções inspiradas no clima tropical do nosso país. Biquínis, saídas de banho e até maiôs deixam as areias e invadem o cenário de rua, sendo usados também em looks urbanos. “A cada temporada desejamos renovar nossos biquínis, buscando sempre as tendências de moda, mas principalmente ficando atentas na escolha do modelo que mais valoriza nosso corpo e deixa nossa aparência radiante”, comenta Jéssica.
Segundo ela, na consultoria personalizada é possível fazer um estudo mais detalhado de cada tipo físico, mas o essencial é saber que existem cinco diferentes silhuetas e que você pode identificar com a ajuda de uma trena: “O primeiro passo será medir a circunferência do ombro, da cintura e do quadril. O segundo passo é anotar as medidas e por último analisar qual tipo físico é o seu. É super importante se olhar no espelho após e identificar seus pontos fortes e aqueles que você gostaria de camuflar”, ensina.
Vamos às dicas da consultora:
Silhueta Oval: A mulher que tem esse corpo costuma ter os ombros e quadris de mesma medida, sendo a cintura o maior tamanho. O biquíni ideal é aquele com o cós mais alto e largo, sendo as duas peças de uma cor única e sem textura, formando um visual monocromático. Além do mais é interessante que a parte de cima seja sustentada por uma alça nem muito fina e nem muito grossa.
Silhueta Ampulheta: Esse tipo físico é caracterizado pelo equilíbrio de ombros e quadris, sendo a cintura a menor medida. Para valorizar essa parte mais fina do corpo o recomendado é usar tomara-que-caia ou modelo frente única. Embaixo calcinha com lacinhos ou nós nas laterais combina bem com essa silhueta. (Se você for cheinha tenha mais cuidado com a medida do biquíni, ela deve ser maior e mais larga para não dar volume na parte da barriga).
Silhueta Triângulo: Quando a medida do quadril for maior que a do ombro e da cintura, temos o que chamamos de silhueta triângulo. Nesse caso, é necessário aumentar a região de cima para equilibrar com o quadril mais largo. Algumas dicas para dar volume é usar cores claras no topo e cores escuras embaixo. Estampas, listras horizontais e drapeados estão liberados para o top.
Silhueta Triângulo Invertido: Ao contrário da silhueta anterior, o triângulo invertido consiste nos ombros como a maior medida do corpo. Cores claras na parte de baixo, assim como estampas florais ou geométricas, babados e tiras com laços nas laterais ajudam a dar volume nessa região. Em cima o biquíni precisa ser de uma cor mais escura e ter a alça mais grossa a fim de disfarçar os ombros largos.
Silhueta Retângulo: O corpo retangular não tem cintura definida, sendo assim o biquíni certo é aquele com a cintura mais baixa e sutiã com modelagem frente única ou tomara-que-caia com abertura no meio. Pode ficar a vontade para usar estampas ou cores opostas em ambas as partes.