Alimentação ajuda a prevenir cálculos renais

Medicina & Saúde - Alimentação ajuda a prevenir cálculos renais

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia, pelo menos 8% das mulheres e 15dos homens serão acometidos pelo cálculo renal em algum momento da vida. As chances de uma pessoa que já teve cálculo renal vir a ter novamente é de 50% em cinco anos. Por isso, após o tratamento é muito importante a prevenção da formação de novos cálculos. Além disso, a formação de cálculos pode aumentar em função de alguns fatores nutricionais como ganho de peso e obesidade, excesso de sal na comida e consumo reduzido de líquidos, entre outros.

 

Veja algumas dicas:

* Procure ingerir no mínimo dois a três litros de líquidos por dia: tome água, limonada com adoçante e chás de ervas ao natural ou com adoçante. Evite refrigerantes ou sucos e pó e artificiais, pois aumentam os riscos de cálculos. Prefira os sucos naturais e sem adição de açúcar.

 

* Cuidado com o sal: use o mínimo de sal possível no preparo dos alimentos e não adicione sal na comida depois de pronta. Prefira temperos naturais de ervas para dar sabor e aroma, tais como orégano, salsinha, cebolinha, limão, coentro ou salsão. Evite: azeitonas, bacalhau, salgadinhos, queijos amarelos e molhos prontos.

 

* Consuma muitas frutas: dê preferência à laranja, à tangerina e ao melão. Consuma limonada e laranjada preparadas com a fruta natural, pois o ácido cítrico presente nestas frutas pode auxiliar a evitar a formação dos cálculos. Frutas vermelhas ou sucos de cranberry, framboesa e morango possuem alta concentração de protetores contra infecções.

 

* Consuma legumes e verduras: estes alimentos devem fazer parte das duas refeições principais (almoço e jantar), pois contêm vitaminas, minerais e fibras, auxiliando no bom funcionamento intestinal, na prevenção de doenças e no aumento da resistência do organismo.

Gostou? Compartilhe