A saúde auditiva nas crianças

Medicina & Saúde - Preocupa o fato de que a cada mil recém-nascidos, três são diagnosticados com surdez.

Por
· 1 min de leitura
Teste da Orelhinha é obrigatório desde 2010Teste da Orelhinha é obrigatório desde 2010
Teste da Orelhinha é obrigatório desde 2010
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

É na infância que muitos cuidados de saúde precisam ser tomados para que não se tornem problemas depois do crescimento. “E um cuidado que precisa de muita atenção dos pais é na área auditiva do pequeno, que, se não for bem cuidado, pode prejudicar muito o seu desenvolvimento escolar e até social”, explica o médico Alexandre Cercal, otorrinolaringologista de Curitiba.

Preocupa o fato de que a cada mil recém-nascidos, três são diagnosticados com surdez. Para ajudar no reconhecimento de qualquer doença auditiva nas crianças, já foi sancionado, em 2010, a obrigatoriedade do “Teste da Orelhinha” em todos os recém nascidos. “Esse foi um passo muito importante para todos os brasileiros, pois este teste é fundamental para prevenir doenças e problemas auditivos”, destaca.

O Teste, que é realizado já no segundo ou terceiro dia de vida do bebê, é indolor e não tem contra-indicações. “O exame é imprescindível para todos os bebês, principalmente àqueles que nascem com algum tipo de problema auditivo. Um recém-nascido que tem um diagnóstico e intervenção fonoaudiológica até os seis meses de idade pode desenvolver linguagem muito próxima a de uma criança ouvinte”, enfatiza Cercal.

Gostou? Compartilhe