Corpo, rosto e cabelos protegidos no verão

Para aproveitar o melhor do sol, sem descuidar da beleza e da saúde, é preciso proteger toda a família.

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Férias, feriados e finais de semana são momentos de diversão e prazer. Para aproveitar o melhor do sol, sem descuidar da beleza e da saúde, é preciso proteger toda a família. Para isso, o protetor solar é essencial na estação mais quente do ano.

De acordo com Joana Miranda, gerente de fórmula da Natura, a escolha de um Fator de Proteção Solar (FPS) depende de algumas características pessoais, como o tipo e a tonalidade da pele, além de sua resposta à exposição solar. “De maneira geral, recomenda-se o uso de FPS mais alto, quanto mais clara for a tonalidade da pele. O FPS15 é indicado para pessoas que costumam se bronzear e, às vezes, ficam vermelhas. O FPS30, para pessoas que costumam se bronzear e, quase sempre, ficam vermelhas, e o FPS60 é indicado para pessoas que quase nunca se bronzeiam e sempre ficam vermelhas”, explica.

O rosto é outra parte do corpo que merece atenção. Joana explica que não é obrigatório usar um protetor específico para a face, porém, eles podem trazer benefícios extras. “Alguns produtos proporcionam benefícios além da proteção UVA e UVB. Eles se diferenciam por ajudar na atenuação dos sinais de envelhecimento causados pelo sol, devido à presença do Elastinol +R, Vitamina E e dos extratos de cacau e chá verde. Estes ingredientes ajudam a manter a integridade da pele, preservando sua firmeza e elasticidade e reduzindo o impacto dos danos que levam ao fotoenvelhecimento”, ressalta.

Outra parte importante do corpo são os cabelos. Com a exposição dos fios, Guilherme Cassolari, cabeleireiro da Natura, preparou um passo a passo com dicas sobre como cuidar das madeixas.

Conheça o passo a passo

Passo 1 – Shampoo: aplique o shampoo nos cabelos molhados pelo comprimento e pontas e massageie a raiz com as pontas dos dedos suavemente para não acumular resíduos nos fios. Enxágue abundantemente até que todo o produto seja eliminado. De preferência, repita o procedimento.

Passo 2 – Condicionador: após o uso do shampoo, retire o excesso de água do cabelo. Espalhe o condicionador - o equivalente a uma moeda de produto na palma da mão - e aplique do comprimento às pontas, mecha por mecha. Massageie bem em movimentos de cima para baixo. Deixe agir por três minutos. Observação: sempre que possível, substitua o condicionar pela máscara de tratamento para melhores resultados.

Passo 3 - Creme de pentear: espalhe uma pequena quantidade do creme nas mãos e aplique nos cabelos úmidos, do comprimento às pontas, evitando a raiz. Não enxágue.

Dicas Extras

Cuide: uma boa dica na hora de cuidar dos fios é utilizar produtos de hidratação profunda.

 

Trate: para potencializar os cuidados com o cabelo, substitua, de 1 a 3 vezes por semana, o condicionador pela máscara de tratamento. Aplique mecha por mecha, do meio para as pontas, e deixe agir por 3 minutos. Em seguida, enxágue bem.

Protetores solares e multifuncionais: quando usar cada um deles?

Não restam dúvidas de que os chamados produtos multifuncionais são um grande avanço no universo cosmético. Opções não faltam. Pós-barba disfarçam imperfeições, tiram o brilho e protegem contra os raios UVB e UVA. Antissinais hidratam, previnem o envelhecimento e oferecem Fator de Proteção Solar (FPS) de até 60 vezes. Maquiagens também já garantem proteção solar e tecnologia antissinais. O que precisa ficar claro na estação mais quente é que os produtos multifuncionais são ideais para uso diário. De acordo com Joana Miranda, em praias, piscinas, parques ou qualquer tipo de atividade com intensa exposição ao sol, os protetores solares não são dispensáveis. Isso porque, em geral, os primeiros, para terem uma textura mais agradável para o dia a dia, não oferecem resistência à água e ao suor. “Somente os produtos classificados como protetores solares possuem filtros capazes de durar mais tempo em condições mais severas. E mesmo assim, a reaplicação a cada duas horas é fundamental”, explica Joana.

Gostou? Compartilhe