Vai viajar para o exterior?

Saiba como se manter saldável. Por Patricia Folle - Nutricionista CRN² 2037 www.patriciafolle.com.br

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Quando viajamos a diferença de fuso horário altera o ritmo normal do organismo assim como o sono por se estar num ambiente diferente. Uma dica: mude à hora do seu relógio no início do vôo e ajuste as refeições aos horários da zona onde está. Durma durante o vôo se for noite no seu destino ou mantenha-se acordado caso contrário. Voar pode promover a desidratação, por isso beba água em abundância e sucos com baixas calorias (beber um copo de água por hora durante o vôo protege da desidratação). Durante o vôo, o exercício (como esticar as costas, braços e pernas, caminhar para cima e para baixo nos corredores) ajuda a estimular a circulação e a prevenir a trombose venosa. Modere as bebidas ricas em cafeína e as com álcool. São estimulantes e leva a desidratação e perturbação do sono.

Assim que chegar ao seu destino, na primeira oportunidade vá a um supermercado, pois lá encontrará várias opções mais adequadas e ajudará na hora dos lanches. Você pode comprar coisas mais saudáveis que pode comer durante o dia e que tem a ver com o clima do local. E também que possam ficar no frigobar. Também faz economia levando lanche na bolsa. Dependendo do clima, pode levar sanduíche, fruta, castanha ou barrinhas com proteína.

Antes de procurar onde comer dê uma olhada nos folhetos de indicações de restaurantes, lancherias, bares enfim, para ajudar a decidir e saber o que você quer. Faça escolhas saudáveis. Modere a ingestão de gordura, especialmente de gordura saturada, tal como de açúcar, sódio e bebidas alcoólicas. Consuma fruta e vegetais em abundância, de forma a atingir até 5 porções diárias, e também cereais (ricos em fibra). Tenha em consideração a higiene dos alimentos para onde quer que vá especialmente se for para destinos turísticos, como a Ásia, África e América Latina.

Faça sempre um café da manhã, esta é mais do que uma xícara de café ou um copo de suco. Comer de manhã proporciona a energia necessária para iniciar o dia e mantém-nos sem fome ao longo do dia, o que nos ajuda a evitar excessos. Faça as três refeições principais e 2 a 3 lanches por dia, em intervalos regulares, isso ajuda a manter os níveis de energia constantes.

Como a variedade de pratos e preparações típicas é muito grande, e a vontade de experimentá-los também é, tenha calma e cautela. Procure experimentar esses alimentos diferentes nos horários intermediários entre as refeições, como lanche da manhã ou lanche da tarde. Dentre todas as opções disponíveis escolha aquela que você acredita ser a mais ideal ao seu paladar. Evite experimentar de tudo um pouco, porque desta forma fica difícil quantificar o volume total de tudo que foi consumido. Se estiver viajando com outras pessoas aproveite para fazer pedidos diferentes, assim cada um poderá experimentar um pouco do que o outro escolheu. Mas se seu companheiro não gostar do pedido dele, não coma o seu e o dele, para ajudá-lo, no máximo, troque de prato com ele.

Como normalmente os passeios aos pontos turísticos são demorados, tenha sempre consigo uma barrinha de cereal, uma fruta ou alguma outra opção mais saudável de lanchinho, assim ficará mais fácil resistir às tentações e você nunca ficará mais de três horas sem se alimentar, o que poderia causar uma fome intensa a espera da próxima refeição.

O segredo é controlar a ansiedade e a vontade de experimentar tudo de uma única vez. Se estiver preocupado de não voltar mais aquele barzinho ou padaria que você viu um doce maravilhoso compre-o e leve para comer mais tarde, ou então, guarde a vontade como estímulo para voltar a visitar este lugar numa outra oportunidade.

É possível e até saudável “ter exceções”, pode e deve uma vez que alimentação também é prazer. Maaaas jamais abandone o EQUILÍBRIO. Enfim, a palavra chave aqui é MODERAÇÃO. Mantendo isso em mente, a sua viagem se torna mais prazerosa e sem culpa. Aproveite o lado bom da vida e se sinta bem com você mesmo.

Boa Viagem!

Gostou? Compartilhe