As cores e a vibração do Carnaval brasileiro são presença garantida nos desfiles, clubes e nas ruas durante os dias de folia. Mas com o calor e a animação da festa, bate aquele medo da maquiagem escorrer toda. O maquiador da Natura, Marcos Costa, dá dicas para manter o make maravilhoso com plumas e paetês durante todo o agito. Confira abaixo e aproveite.
– O mais importante: preparação da pele. Só assim a maquiagem vai fixar. É essencial um tratamento adequado com limpeza, tônico e um hidratante específico para o tipo de pele, especialmente nessa onda de calor excessivo.
- O protetor solar é indispensável para as festas durante o dia. Os cuidados devem incluir também os lábios. Somente depois desta etapa começa a elaboração da maquiagem propriamente dita.
- Aplicação da pré-maquiagem deve ser feita em todo o rosto, seguida da base, que deve ser usada com suaves batidinhas, sem esfregar. Quem tem alguma marca no rosto, ou mesmo as famigeradas olheiras, deve passar o corretivo. Passe aos poucos, sem exagerar, para ficar natural.
- Para o make resistir ao calor, mesmo quem tem pele seca pode utilizar um Pó Compacto com duração de até 12 horas, resistente à transpiração. Além de minimizar o brilho causado pela oleosidade, o produto ajuda a fixar a maquiagem.
- Após passar o batom em todo o lábio, tire o excesso em um pedaço de papel higiênico e o retoque novamente. O ideal é aplicar um lápis de contorno de lábios para prolongar ainda mais a duração do batom.
- Na pele, para ficar linda e iluminada, passe o iluminador dourado, que dá um efeito bronzeado, super em alta no verão.
- Leve na bolsa o batom escolhido, lápis e o pó para retoques. O novo demaquilante em caneta de Natura UNA também é uma boa pedida para ajustar os traços que esfumarem ao longo da festa.
E pronto: você estará maravilhosa e preparada para curtir o dia ou a noite inteira!
Folia sem estresse
Outro cuidado importante para curtir a folia com tranquilidade é dar atenção especial aos pés, tornozelos e pernas. Para que o seu Carnaval não se transforme em uma tremenda dor de cabeça, o médico ortopedista Dr. Mauricio Mod, recomenda atenção, pois os riscos de entorses e distensões são maiores.
Para prevenir estas lesões o especialista alerta que o folião deve ficar atento à escolha do calçado. “Nada de estrear aquele sapato novo que você comprou”, comenta. “Principalmente as mulheres, que costumam investir no salto alto”, completa. Segundo o ortopedista, o folião deve dar preferência a calçados mais confortáveis, firmes, com solados compatíveis ao local da comemoração. “Calçados já laceados são ideias, pois o folião fica tranquilo de que não aperta, nem machuca os pés”, ressalta.
Mas, de nada adianta o sapato ideal, se o folião não estiver preparado, fisicamente, para a maratona. De acordo com o ortopedista, é recomendado que a pessoa tenha uma boa condição cardiovascular e resistência muscular, para evitar lesões e surpresas desagradáveis no decorrer da festa. “Se este não é o seu caso, procure maneirar na comemoração. Faça intervalos de descanso e não se esqueça do alongamento, antes e depois das comemorações”, frisa Dr. Maurício.
E se, mesmo com todos esses cuidados, as temidas bolhas aparecerem nos pés, a principal recomendação do especialista é não mexer. “Se machucar a pele que protege a bolha, a ferida fica exposta à contaminação, podendo infeccionar. Cubra a bolha com curativos adesivos ou esparadrapos e procure usar outro calçado, que não aperte a região da lesão”, explica.
No final da festa, muitos foliões terminam a noite com os pés inchados, cansados e latejando. Para amenizar o desconforto, explica Dr. Maurício, procure elevar as pernas, colocando um travesseiro embaixo do colchão ou apoiando a perna na parede por alguns minutos. “Além de elevar as pernas, o folião pode fazer uma compressa com gelo ou massagear o local com cremes de ação anti-inflamatória”.
Além dos cuidados com pés, pernas e tornozelos, o especialista ainda dá mais uma dica fundamental para os seis dias de folia. “O folião não pode esquecer-se da hidratação, consumindo muita água ou sucos e evitando o consumo excessivo de álcool”, completa.