Mudanças

Por Nelson Ribeiro

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Mudanças são processos, não apenas eventos. Mas  enfim por que desejar uma mudança?

Bem, cada um em seu interior deseja ou precisa mudar algo. Mas para gerar uma mudança, é  preciso bem mais do que querer, é preciso necessitar mudar.

Quando não conseguimos  sozinhos  então busca-se ajuda, alguém que vai te ensinar como sozinho você vai conseguir ( esse será  seu  terapeuta ), mas existe um detalhe que se perde no meio do caminho que é exatamente o por que que ainda não conseguimos mudar sozinhos?

Quando você fala para uma criança que de uma semente nasce uma árvore,  que a semente  germina, nasce caule, galhos, folhas, flores e frutos; a criança de imediato quer ver  isso acontecer, então depois de 10 minutos após enterrar a semente a criança vai desenterrá-la  para ver se tudo o você disse é real.

O que chamamos de “ansiedade adulta”  na maioria das  vezes é confundida  com infantilidade ou falta de maturidade pura.

Quase sempre fazemos o mesmo que   a criança, quando precisamos mudar algo que a vida inteira foi de um jeito e em dez  minutos queremos que seja  diferente.

Ser diferente por alguns minutos é possível, até por horas, quem sabe semanas, mas, se você “conseguir manter-se firme “, nessa proposta de mudança,  então é possível  que com algumas recaídas você consiga estabiliza-se em um novo padrão comportamental, ou emocional.

Todos nós possuímos uma natureza  que identifica a nossa pessoa. Uns são bons outros maus, outros desconfiados, outros acreditam em tudo, uns felizes outros depressivos, otimistas e pessimistas, sonhadores e realistas, enfim cada um tem seu jeito.

Mudar alguma coisa nesse contexto estará obrigado a mexer nessa natureza que é sua identidade e a mesma esta ligada a um instinto de auto preservação.

A primeira sensação que se tem é que perdemos o chão  e ficamos à deriva, isso é normal.

A vida é um desdobramento e não um acréscimo ou decréscimo, e o que vem a nós do mundo exterior é o que já possuímos no mundo interior.

A mesma capacidade que a mente tem de gerar pânico, medo, negação, e psicossomas é a mesma força que utiliza para gerar paz, coragem, otimismo, aceitação e cura. 

A mudança de ambiente e é claro que falo da busca de ambiente propício à reconstrução desse novo ser é de suma importância, portanto não busque somente o olho do furacão mas procure sair dele. E uma vez que conseguir se afastar fique pra sempre longe ou pelo menos até adquirir força ou indiferença  capaz de te tornar inatingível ou inabalável.

Para remover a discórdia em nossa vida é preciso remover a causa e esta só é encontrada no mundo interior.

Tudo conflui ao nosso favor quando numa mudança interna alcançamos a tranquilidade, e com isso a capacidade de retomada emocional e a sensação positiva de novas perspectivas.

Mas para preencher um copo com água limpa ele primeiro tem  que estar vazio e limpo.

As práticas meditativas como:  a meditação, yoga e o tai chi chuan,  favorecem esse processo.

Paz e luz!!!!

www.nelsonribeiro.com.br

Gostou? Compartilhe