Como quase toda passista, a relação com o samba começou muito cedo. Aos 3 anos de idade, Mariana Prates já sambava na quadra da escola Bom Sucesso e ainda pequena desfilou como destaque da escola. Durante esses 14 anos, Mariana foi amadurecendo o sonho de integrar a corte do Carnaval de Passo Fundo que realizou agora, aos 17.
A relação com os concursos de beleza veio mais tarde, em 2012, quando participou da etapa regional do concurso Mais Bela Negra do Rio Grande do Sul. Se primeira etapa foi em Cruz Alta e reuniu meninas de toda a região noroeste. Vencedora na primeira etapa do concurso, Mariana foi buscar o título de Mais Bela Negra do Estado em Santa Cruz e saiu de lá vencedora. A partir daí começaram a surgir várias oportunidades. “O concurso foi maravilhoso porque me abriu muitas portas, não somente em Passo Fundo, mas eu fiz muitos trabalhos como modelo em toda a região, fotos, tudo relacionado a campanhas. Foi ótimo”, comenta Mariana.
Rainha do Carnaval
A oportunidade de finalmente realizar o sonho de ser Rainha do Carnaval surgiu em vários momentos. “Eu sempre fui convidada por várias escolas, mas sempre fui da Bom Sucesso que agora se desvinculou da vila Operária. Hoje nós temos a Unidos da Operária, que é nossa escola de coração. Eles me convidaram, porque eu sempre quis ser Rainha, e eu concorri”, lembra. O concurso foi realizado no dia 15 de fevereiro de 2014, no Play Center do Clube Juvenil. Mariana encantou a plateia e os jurados e recebeu a faixa da colega de escola de samba Dainara Machado. Sobre a preparação para o concurso a Rainha conta que teve que cuidar muito da alimentação e caprichar nos exercícios físicos já que o desfile exige preparo. “É muito tempo. São cinco minutos de apresentação, sambando, então exigia um preparo físico muito grande”, explica Mariana.
Em função do título, a rotina mudou um pouco. “Eu sempre frequentava a escola de samba, os ensaios, mas agora é mais intenso do que antes. Agora eu vou quase todos os dias, visito as outras escolas com a corte”, conta. Apesar disso, para Mariana, nada importa, já que está realizando seu grande sonho. “Eu acho que qualquer menina que entra para o samba e permanece, ela quer ser Rainha do Carnaval. Foi muito bom. Está sendo muito bom e eu espero que continue”, torce.
Apesar de toda a alegria de receber o tão sonhado título, Mariana lamenta a dificuldade e os preconceitos que ainda existem em torno da cultura do Carnaval aqui em Passo Fundo. “Ainda é difícil cultivar a cultura do Carnaval, pois tem dois posicionamentos. Tem aqueles que gostam e os que não gostam e ainda tem os terceiros que gostam, mas tentam desviar, então é um meio muito complicado, é difícil, é estressante para todas as escolas, mas é uma coisa que a gente faz por amor, porque eu acho que se não tivesse amor, não teria carnaval”, revela.
Dicas de beleza
Para as meninas que sonham em um dia conquistar um grande título assim como Mariana ou apenas querem conhecer os seus segredos, a Rainha dá as dicas: “Acho que os principais cuidados são com alimentação, fazer sempre exercícios físicos, ser muito tranquila - é difícil pra mim, às vezes, ser tranquila, mas acho que ser paciente é importante. São coisas básicas, mas que eu acho que influenciam no corpo e no bem estar da gente”, ensina.
Planos para o futuro
Para o futuro, Mariana planeja deixar os concursos de beleza um pouco de lado e investir na sua formação profissional. O próximo passo da moça é estudar e ser aprovada no curso de Medicina. “Eu acho que os concursos que eu conquistei até agora foram ótimos, mas eu não tenho planos de participar de outros. Eles podem surgir, mas agora eu pretendo estudar, ter uma carreira. Os concursos de beleza foram bons, mas acredito que agora eles devam dar uma pausa”, concluiu. Mais um sonho para Mariana cultivar.