É só falar em cacau que todo mundo lembra do chocolate, aquele que engorda, dá espinhas, aumenta o colesterol e assim por diante. O que muitos não sabem é que o fruto também garante muitos benefícios à saúde.
Originário da América Central e Brasil, o cacau é a principal matéria-prima do chocolate. No Brasil, a tripulação das embarcações de Cristóvão Colombo que retornaram da quarta viagem ao chamado Novo Mundo, no ano de 1502, levou as primeiras sementes de cacau para a Europa. Os espanhóis misturaram estas sementes com baunilha e outros aromatizantes, açúcar e leite para chegar à mistura que, segundo um registro da época, faria as pessoas “morrerem por ela”.
Atualmente, nosso país é o 5° produtor mundial de cacau. O estado da Bahia produz atualmente cerca de 95% do cacau brasileiro. É do cacau que se faz o chocolate através da moagem das suas amêndoas secas em processo industrial ou caseiro. Outros subprodutos do cacau incluem sua polpa, suco, geleia, destilados finos e sorvete.
Segundo a nutricionista Danielle Santos Nascimento, de São Paulo, as sementes de cacau e seus derivados (como o chocolate amargo, o cacau em pó e a massa de cacau) são fontes alimentares ricas em flavonóides, devido ao alto teor destes compostos nas sementes (em torno de 12 a 18%).
“Os flavonóides podem agir como potentes antioxidantes no organismo, além de diminuirem o risco de doenças cardiovasculares e câncer. Também podem melhorar a saúde do coração promovendo um fluxo adequado de sangue - reduzindo a pressão sanguínea - diminuição da tendência à agregação plaquetária - evitando infarto e acidente vascular cerebral - e a diminuição da oxidação do LDL colesterol”, explica.
A nutricionista lembra ainda que os benefícios do chocolate se devem pela presença do cacau em sua composição e que mesmo assim devem ser consumidos moderadamente dentro de uma dieta saudável e equilibrada.
Cacau: benefícios para corpo saudável
· 1 min de leitura