O calor ainda não deu uma trégua muito grande, mas todos sabem que ele está com os dias contados. Basta olhar as vitrines por aí para ver que a moda outono/inverno já começa o espaço de saias e regatas. E para você já ir entrando no clima, resolvemos antecipar algumas das principais tendências que vamos ver nas estações mais frias.
De acordo com a consultora de moda Jéssica Fogolari, este ano as tendências se dividem em quatro principais segmentos e cada um deles conta uma história. “São peças de um quebra-cabeça que formam a imagem perfeita do que vai ser o Outono/Inverno 2014”, explica.
A primeira dessas tendências é a College que contém peças inspiradas nos uniformes escolares e universitários. Nessa onda entram moletons, saias colegiais e a mochila como acessório principal. Além disso, número e logotipos aparecem bordados nos moletons, assim como as listras brancas surgem em barras e punhos. “Para fugir do tradicional, a aposta maior são os bordados em pedrarias e paetês que conferem sofisticação à parte de cima. Estampas em animal print, assim como detalhes de ombro caído e tecidos como a renda, mudam o principal conceito esportivo da peça” ensina a consultora.
Outras das tendências que prometem compor esse inverno, segundo Jéssica, é a tendência Cult que resgata, mais uma vez, elementos culturais para a moda de comunidades nômades e místicas, assim como os Incas da cidade perdida de Machu Picchu, o povo cigano e os hippies da década de 60 e 70.” Esse segmento traz peças com muitas estampas em navajo e étnicas para quimonos (os novos cardigans), calças e leggings. Blusões amplos de lã com motivos peruanos, tricôs e batas soltas assim como, saias longas e até calças estilo flare dominam o estilo Cult”, comenta.
Countryside, de acordo com Jéssica,é o nome dado à tendência que manifesta a vida no interior. “O estilo de vida simples, fora do agito da cidade grande é definido por meio do look total jeans: calças, jaquetas e coletes em denim representam a essência desse seguimento”, comenta. A estampa xadrez, muito forte em camisas está com tudo nessa estação, assim como as botas country e montaria e os cintos com fivelas grandes estão em alta.
E para completar o quebra-cabeça, surge o último segmento: a monarquia. Como o próprio nome diz, essa tendência é inspirada na realeza, principalmente a britânica. Aqui vale apostar em tons de vermelho e dourado metalizado que estão entre as principais cores da estação e representam todo o luxo e requinte dessa tendência. “Tecidos nobres como o jaqcuard e o brocado, com formas e elementos da Renascença, assim como o veludo molhado e o glamour do tule transparente criam uma atmosfera majestosa em peças como blazers, calças, vestidos e saias de cintura alta e com babados na barra”, comenta a consultora.
“É um inverno cheio de contastes e com estilos bem diferentes uns dos outros, que podem e devem muito bem ser combinados entre si. Um exemplo dessa mistura é o moletom que faz parte da tendência College, mas que ganha toques de sofisticação através dos bordados e paetês da Monarquia, outra tendência dessa temporada”, conclui Jéssica.