Na próxima semana, o Estado vai respirar um pouco mais de moda. Entre os dias 7 e 10 de abril, acontece a 14º edição do Donna Fashion Iguatemi (DFI), o maior evento de moda do sul do Brasil. E entre tendências, grifes e estilistas consagrados, quem passar pelo Shopping Iguatemi, vai encontrar estudantes de moda aqui de Passo Fundo. É que são daqui os dois vencedores do Next Generation, concurso que a cada ano elege um novo talento entre estudantes de moda do estado: Marcos Madella e Franciele Adam Comparin, estudantes de Design de Moda da Universidade de Passo Fundo.
Os alunos terão a oportunidade de desfilar 15 looks que eles mesmos criaram e produziram. Para Franciele Adam Comparin, que ficou com a segunda colocação, é uma inciativa ótima. “É uma das coisas que a gente vê aqui no sul, dar essa oportunidade para os alunos em um evento grande como esse de moda, ter a chance de mostrar o que está fazendo e para as marcas também saberem o que está acontecendo nas faculdades”, comenta. Segundo a estudante, o contato com uma grande estrutura também faz a diferença, pois isso possibilita que ele veja melhor todas as coisas que envolvem o design de moda. Para o desfile, Franciele preparou 15 looks e a grande aposta da estudante são as estampas. O gosto pela gravura veio bem antes, ainda quando cursou Artes Visuais, o que contribuiu para o desenvolvimento da estampa digital de suas criações. “É uma mistura: a estampa mista, que eu trabalhei manualmente, e a estampa digital, que eu trabalhei no computador. A estampa digital mescla o xerox com a gravura, é uma coisa bastante artesanal, tem muito do que eu aprendi no curso de Artes, o fazer do artista, que eu coloquei na roupa”, explica Franciele.
Já para a professora Rosania Hobolt, coordenadora do curso de Design de Moda, dois alunos da mesma instituição nos primeiros lugares é um feito inédito. Segundo ela, o curso sempre incentivou que seus alunos participassem de concursos. “O Marcos, que ficou em primeiro lugar, já participou antes, mas não ganhou. Dessa vez, ele é o primeiro colocado, ou seja, ele esteve lá, ele viu como era. Perder nem sempre é uma derrota, é um processo de aprendizado”, comenta Rosania. Outro ponto importante para a professora é o fato de eles poderem apresentar uma coleção completa dentro do maior evento que a região sul do país tem. Segundo ela, esse é um incentivo sensacional. “Se a gente for olhar, o início do Hercovich que vai estar nesse evento, foi ganhando um concurso. A maioria dos grandes estilistas do Brasil começou ganhando algum tipo de concurso ou participando de algum concurso. É uma vitrine enorme, só de participar o aluno tem visibilidade, mas quando um aluno ganha, emplaca, esse aluno passa a ser visto por empresários, as marcas começam a convidar ele para desenvolver determinadas coleções, algumas empresas chamam ele para um estágio. Abre portas profissionais e tem um retorno”, conclui a coordenadora.
O tema desta edição do DFI é “O melhor da moda é poder mudar”, que explora a ideia de que a moda é feita para libertar e fazer as pessoas se sentirem bem com as suas escolhas. Os desfiles do Marcos e da Franciele acontecem na segunda (07) e na terça-feira (08), respectivamente, às 17 horas no Shopping Iguatemi em Porto Alegre.