Coluna e pés podem sofrer após caminhada ou corrida

Medicina & Saúde - Há três tipos de pisadas: pronada, supinada ou neutra.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Sentir dores nos pés e na coluna durante ou após a caminhada pode ter relação com o tipo de pisada de cada indivíduo.  A observação desse aspecto e de outros, como a utilização de um tênis adequado, podem ajudar a reduzir os sintomas de dor e prevenir para que lesões não apareçam.

Pessoas que sentem muitas dores na parte interna ou externa dos pés durante exercícios físicos, principalmente durante a caminhada e corrida, podem estar distribuindo o peso do corpo de forma irregular para alguma área específica do pé durante a atividade.

Há três tipos de pisadas: pronada, supinada ou neutra. A pisada pronada ocorre quando o indivíduo concentra o impacto na parte interna dos pés, muito comum em pessoas com pé chato e podem causar dor e ou lesões na parte interna dos calcanhares e pés. Na pisada supinada, o indivíduo concentra o impacto na parte lateral (externa) dos pés - uma característica de quem tem pés cavos -, e pode causar dor e ou lesões na parte externa dos pés. Já a pisada neutra essa pisada é a mais correta e o indivíduo consegue distribuir o impacto igualmente em todas as regiões dos pés.

A carga distribuída de forma irregular para uma das partes dos pés pode afetar também as articulações dos joelhos, quadris e coluna. Na prática isso poderá causar uma fratura por estresse, mesmo que a pessoa não sofra nenhum tipo de impacto extra.

Para evitar que isso ocorra é necessário fazer um estudo do pé antes de comprar um tênis para praticar esportes. Para pés com pisadas supinadas o mais indicado é que o tênis seja macio em toda sua extensão, principalmente na parte dos calcanhares. Os pés com pisadas pronadas devem contar com um reforço na parte interna do pé. A utilização de um calçado inapropriado pode causar dores na sola dos pés podendo evoluir para um fascite plantar.

Gostou? Compartilhe