Ele é figurinha carimbada nas festas de aniversário e por muito tempo, sua receita vem sendo modificada e aprimorada. Mais recentemente, o famoso brigadeiro ganhou status de iguaria e atualmente é encontrado em diversos sabores. Tipicamente brasileiro, o doce ficou conhecido na década de 1940 e a partir daí ganhou fama e nome de brigadeiro. Hoje, o famoso docinho ganhou uma nova roupagem e virou o brigadeiro gourmet. A diferença, segundo a cozinheira Caroline Trindade Rocha, é que no brigadeiro gourmet você usa ingredientes selecionados e trabalha artesanalmente. Nesse caso, entram os chocolates importados e outros ingredientes de boas marcas.
Para Caroline, o conceito de gourmet é muito recente e vem crescendo nos últimos tempos. “Hoje em dia você vê uma variedade muito grande de coisas gourmet. E o brigadeiro sempre foi super querido”, conta. No caso dela, é uma receita cheia de carinho. “É um trabalho minucioso e fofo, confortável, gostoso. Não é só o resultado, é todo o preparo que é mais delicado”, explica. Os doces tem conquistado tanta gente que a cozinheira, que há pouco tempo também virou doceira, chegou a criar uma marca, a “Com açúcar, com afeto”, inspirada no amor pela cozinha e por Chico Buarque. “É um carinho por tudo que sai, por tudo que vai ser construídos pelas minhas mãos para outras pessoas”, comenta.
A receita veio das experiências que a vida na cozinha trouxe. “Eu sempre gostei de confeitaria e eu tive algumas experiências, gostei de fazer, fiquei um tempo trabalhando em Porto Alegre e fui aprimorando a ideia de trabalhar por conta, de ter alguma coisa. Eu queria fazer as coisas no meu próprio ritmo”, conta. Para a Páscoa, as encomendas cresceram e a expectativa é que cresçam ainda mais, afinal, todo mundo tem aquela famosa mania de deixar para a última hora.
Segundo Caroline, muita gente está preferindo trocar os já tradicionais ovos de Páscoa por novas opções como os brigadeiros ou mesmo os ovos recheados. “Eu acho que todo mundo está mais propenso a ter opções diferentes. Às vezes até por ser mais convencional, mais fácil, as pessoas acabam mantendo aquela tradição dos ovos”, lembra. Para ela, a tendência a encomendar doces do tipo gourmet é de pessoas que em algum momento já provaram ou mesmo quem tem curiosidade, mas ela garante que quem come uma vez, compra sempre. “Primeiro porque eu faço meu melhor em cada trabalho e segundo porque a gente sabe que é outra coisa, não tem comparação. Então quem vai encomendar os ovos recheados, os brigadeiros, são pessoas que já provaram ou tem intenção de provar. E não é só na questão gastronômica. O país, no caso, é bem retrógrado, as pessoas estão começando a expandir um pouco o conhecimento e buscar experiências novas com gastronomia há pouco tempo”, conclui.