Páscoa sem exageros

A gente sabe que a tendência é chutar o balde e aproveitar a desculpa da Páscoa para comer além da conta. Para que você possa aproveitar sem sentir culpa depois, a nutricionista Patrícia Folle separou algumas dicas

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

DICAS PARA O FERIADO DE PÁSCOA 

Com a proximidade da Semana Santa, ficam sempre algumas dúvidas de como podemos nos cuidar evitando os excessos.

As Refeições:

Sugestões de cardápio:Então, vamos começar pela tradição que pode ser uma aliada. Na tradição católica, não é permitido ingerir carne vermelha, por isso, esse é o momento para aproveitar e investir em peixes (ricos em Ômega-3) e depois, no restante do final de semana, nas carnes leves. Se a refeição for farta, com tudo que existe de mais calórico, corra sempre para o pratão de salada.

- Salada de alface americana, rúcula ou agrião, tomate cereja partido ao meio, palmito, carambola cortada em estrelas com molho de mostarda e mel que pode ser preparado com 1 colher de sobremesa de mostarda, 1 colher de chá de mel, suco de meio limão e sal a gosto).

- O peixe pode ser assado, temperado com sal e gengibre ralado.

- Faça batatas cozidas colocando fio de azeite de oliva com tempero verde.

- Para finalizar, sobremesa de Abacaxi cortado finamente, como "carpaccio", e raspas de limão. E delicie-se com um pouco de chocolate derretido.

Mas continuando, temos ainda o sábado, o domingo e ainda a segunda feira que neste ano também vai ser feriado. As dicas para esses dias são:

- Frango ou carne assada que pode ser decorada com farofa em volta.

- Arroz com passas ou com legumes ou com amêndoas.

- Ou então, o macarrão, que pode ser mais elaborado com molho ao sugo com folhas de manjericão, azeitona preta e mussarela de búfala em rodelas. Uma delícia.

-Para a sobremesa, invista nas frutas com iogurte, preparando um frozen, Congele banana picada ou morango ou manga e misture com iogurte natural, bata no liquidificador e sirva a seguir.

Chegando ao domingo,  quem ganhar uma boa quantidade de chocolate e ovos pode repartir com os convidados e familiares, assim dá para economizar e se livrar um pouco das tentações.

O Chocolate

Na Páscoa, dá para comer chocolate, sim, mas sem exageros. Comer devagar também é importante.

Você sabe qual é a hora certa para comer o chocolate?

O horário em que come faz diferença em alguns casos. Os melhores períodos são a manhã e o final da tarde, pois é quando ocorrem os picos de secreção de cortisol, o hormônio do estresse. Para se livrar dele, coma um pouco de chocolate amargo.

Quando consumido em jejum, ajuda na saciedade. Aqui vale um alerta: não adianta apostar nas versões ao leite ou branca. Quanto mais amargo o chocolate, maior a concentração de flavonoides - substâncias antioxidantes do cacau responsáveis pela proteção contra doenças.

Não existe consenso, mas a indicação de 6 gramas diários já seria suficientes para melhorar a saúde, ou seja, basta um quadradinho. Às vezes, indicam quantidades um pouco maiores, mas nunca mais do que 30 gramas diários, ou um pequeno tablete.

A concentração de cacau não deve ser a única preocupação de quem não abre mão de comer chocolate na Páscoa. É importante conhecer todas as opções de chocolates e ovos saudáveis para não errar na escolha.

Enquanto o chocolate amargo é considerado o queridinho por oferecer mais nutrientes, o chocolate branco leva a fama de ser o inimigo da saúde. Nele, a concentração de cacau é zero. O chocolate branco não contém a parte boa do fruto, que está no pó. Tem apenas a manteiga de cacau, que é a gordura. Ele pode até ser consumido única e exclusivamente por prazer, mas você não tira nada de bom para a saúde e ainda vai ingerir muitas calorias.

O termo light, por exemplo, indica que o produto tem teor reduzido (no mínimo 25%) de determinado ingrediente, como açúcar e gordura.

 Já o chocolate diet não contém um grama de açúcar. Mas não necessariamente ele é menos calórico. Ao tirar o açúcar, para dar sabor ao alimento, aumenta-se a quantidade de gordura. Por isso, ele é indicado apenas para diabéticos.

Os amantes de chocolate com intolerância a lactose ou alergia a leite podem se deliciar com os ovos à base de soja. Na mistura com o cacau, o leite em pó é substituído por extrato de soja.

Outros benefícios:

Combate o mau humor. Veja que legal, para isso, só o cheiro já basta. "Em uma pesquisa ao sentir o aroma de chocolate, os participantes relataram menor estresse e maior satisfação. Algumas atividades cerebrais relacionadas ao estado de alerta foram reduzidas".

Além disso, o cacau contém uma substância conhecida como feniletilamina, que, quando ingerida, manda de fato o mau humor embora. "É a mesma envolvida na química da paixão, e a sensação produzida, claro, é ótima".

O chocolate tem também alto teor de magnésio, mineral que age como regulador do humor, equilibrando os níveis dos neurotransmissores serotonina e dopamina, envolvidos no bem-estar.

Para saber: o chocolate é feito com base na amêndoa fermentada e torrada do cacau.

Patricia Folle - Nutricionista - www.patriciafolle.com.br

Gostou? Compartilhe