Temas Livres do 9° Congresso Médico

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O trabalho de pesquisa desenvolvido pelo estudante de medicina da UPF, Michel Ribeiro Fernandes, conquistou o primeiro lugar na sessão oral dos Temas Livres do 9º Congresso Médico de Passo Fundo, ocorrido de 02 a 05 de abril de 2014.

O Trabalho intitulado: "Efeito do anel silicone na redução ponderal e na composição corporal de obesos mórbidos submetidos ao Bypass Gástrico - Análise por Bioimpedanciometria" teve a orientação do Dr. Carlos Augusto Scussel Madalosso e foi realizado pelo Departamento de Pesquisa da Clínica Gastrobese, contando ainda com a participação do Professor Daniel Navarini, nutricionista e mestranda da UFRGS, Marina da Silva Pereira e do administrador prof. Fabio R. Barão, responsável pela administração em pesquisa.

Michel Fernandes que recebeu o prêmio Sabino Arias de R$ 1.500,00, informou que o trabalho de pesquisa seguirá, tendo entre outros objetivos auxiliar pacientes obesos. Ele espera obter a publicação da pesquisa em revistas científicas nacionais e internacionais. A utilização de anel na técnica do bypass gástrico tem por objetivo promover a manter a perda de peso após a cirurgia. Contudo intolerância alimentar tem sido descrita assim como não ha certeza se a perda de peso poderá ser otimizada com o uso desse dispositivo.

A proposta deste estudo é fornecer tais respostas. Este estudo foi escolhido por uma banca como sendo merecedor do Prêmio Sabino Arias visto que demonstra que pacientes que são submetidos à cirurgia bariátrica sem o uso de anel apresentam melhor perda de peso e melhor tolerância alimentar quando comparados àqueles em que tal dispositivo foi empregado. Ainda, resultados em prazo mais prolongado deverão ser aguardados para confirmar vantagens do uso da técnica sem anel. Portanto, se esses resultados se confirmarem, é possível que o uso dessa prótese deva ser abandonado. Isto é particularmente importante pois, a não colocação de anel poderia evitar uma operação para sua remoção caso ocorresse uma intolerância alimentar grave no período pós-operatório.

Gostou? Compartilhe