Por que ensinar limites às crianças?

Por Amanda Reginato de Mello

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Uma das maiores dificuldades dos pais é como ensinar limites aos seus filhos. A grande parte deles sabe da importância de ensinar limites aos pequenos, mas muitas vezes sentem-se inseguros e não sabem como proceder. Uma das palavras de ordem quando se fala em limites deve ser equilíbrio, entre autoridade e permissividade. Isto porque pais muito rígidos, pouco flexíveis, são tão inadequados quanto os permissivos, que deixam a criança fazer o que quer na hora que bem entende. 

Educar um filho é algo bastante complexo, por conta da carga de trabalho dois pais. Deste modo, as crianças passam a maior parte do tempo com babás ou nas escolas. Fato este que deixa os pais mais distantes de seus filhos. Vale lembrar que esta distância muitas vezes gera nos pais um sentimento de culpa, e o resultado disso é que muitas vezes eles acabam se tornando permissivos e colocando presentes (bens materiais) no lugar do afeto. Porém nada substitui o afeto e o carinho, e este afeto não significa ser permissivo, mas sim utilizar o tempo que se tem com os filhos com qualidade para educar e ensinar valores.

Outra questão importante é saber dizer não. Os pais muitas vezes sentem-se receosos em dizer não e frustrar a vontade da criança, principalmente em algumas fases da infância, como alguns autores denominam “fase do negativismo”. Neste período a criança pronuncia constantemente a palavra “não” e desejam que sua vontade seja sempre satisfeita. Esta é uma fase onde a criança está observando a atitude de seus pais para saber quem coloca as regras. Deste modo, colocar limites nas crianças vai exigir dos pais que estejam seguros da importância deste ato na constituição do caráter da criança.
De uma maneira geral, dar limites é um ato de amor, conforme a criança vai crescendo vai se dando conta que suas vontades não serão sempre satisfeitas e a frustração é algo inevitável, pois as regras são essenciais para convívio em sociedade. Por isso, para uma educação de limites é necessário, carinho aliado com as regras. Deste modo, quanto mais cedo a criança possa compreender que existem regras que precisam ser cumpridas mais simples será lidar com as dificuldades da vida adulta.

Amanda Reginato de Mello é psicóloga clínica
[email protected]

 

Gostou? Compartilhe