O poder da frutas numa alimentação saudável que todos já conhecem, mas o que talvez ainda seja pouco conhecido são os benefícios da banana verde quando transformada em uma espécie de papa, a biomassa de banana verde, alimento funcional que pode ser usado no preparo de outros alimentos e beneficiar, e muito, a saúde
Dar preferência para as frutas na alimentação garante uma vida mais saudável. Muitos problemas de saúde podem ser evitados ou minimizados com a substituição de determinados alimentos por frutas, especialmente os lanches. A recomendação dos nutricionistas é a inclusão de pelo menos três porções de frutas por dia. Além disso, algumas delas tem um papel ainda maior no organismo e podem ser as responsáveis por diminuir os índices de substâncias maléficas ao corpo.
Um exemplo disso é a banana verde que, transformada em massa, auxilia em várias funções, entre elas a regulação do intestino. “A banana verde cozida atua na saúde humana, pois se trata de um alimento funcional, com benefícios no a da glicemia, na regulação do funcionamento intestinal (constipação e diarreia) e na prevenção do câncer de colon”, explica a nutricionista Marina Pereira. De acordo com ela, a biomassa deve ser consumida em pequena quantidade, 1 colher de sopa por dia. Pode ser adicionada em preparações como em sucos, vitamina de frutas, pães, bolos, massa de panquecas.
Como consumir:
Veja um exemplo do uso da biomassa
- Suco de 1 laranja
- 1 folha de couve
- 100 ml de suco de uva
- 1 colher de sopa de linhaça
- 1 colher de sopa da biomassa de banana verde
Bata os ingredientes no liquidificador e consuma este suco energético no café da manhã.
Como preparar a biomassa de banana verde
A nutricionista Marina Pereira ensina como preparar a biomassa. Confira.
1. Lave as bananas verdes com casca, uma a uma, utilizando esponja com água e sabão e enxágue bem
2. Coloque-as em uma panela de pressão e cozinhe as bananas verdes com casca, cobertas com água por 20 minutos
3. Desligue o fogo após os primeiros 8 minutos, e deixe que a pressão continue cozinhando as bananas
4. Espere o vapor escapar naturalmente. Não force o processo abrindo a panela debaixo da torneira, por exemplo
5. Ao término do cozimento, mantenha as bananas na água quente da panela
6. Vá aos poucos tirando a casca da polpa, que deve ser passada imediatamente no processador. É importante que a polpa esteja bem quente, para não esfarinhar
7. Coloque a quantidade desejada da polpa cozida quentíssima no processador. Processe até obter uma pasta bem espessa. Se não for utilizar imediatamente, guarde a polpa em saco plástico. Essa polpa pode ser guardada por 3 a 4 meses no congelador, mas necessitará de um reprocessamento.