Dieta vegetariana é a melhor escolha para as crianças?

Para a Sociedade Brasileira de Pediatria, a alimentação vegetariana é compatível com boa saúde, porém, nas crianças existem riscos de deficiências nutricionais.

Por
· 1 min de leitura
Alimentação das crianças deve ser balanceadaAlimentação das crianças deve ser balanceada
Alimentação das crianças deve ser balanceada
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Ser vegetariano é uma tendência que tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil. De acordo com dados do Target Group Index, do IBOPE Media, 8% da população brasileira declara-se vegetariana. Mas, e quando os pais decidem passar esse tipo de alimentação para os filhos?

Para a Sociedade Brasileira de Pediatria, a alimentação vegetariana é compatível com boa saúde, porém, nas crianças existem riscos de deficiências nutricionais. Como os alimentos vegetais possuem baixa densidade energética (alto conteúdo de fibras e baixo teor de gorduras) e são inadequados em vitaminas D e B12, pequenas ingestões, já que crianças costumam comer pouco a cada refeição, podem acarretar problemas. A nutricionista Karin Honorato, que atua em São Paulo explica quais são os prós e contras de cortar carnes da alimentação dos pequenos.

Contras
Segundo a especialista, quanto mais jovem for a criança, mais nutrientes ela precisa e os vegetais – por serem pouco calóricos – podem deixar a dieta mais carente, mas se a alimentação for bem acompanhada, variada e nas quantidades ideais, não tem problema nenhum a criança ser vegetariana. “Existem aminoácidos que são encontrados somente na carne vermelha. E uma dieta sem carne pode acarretar falta de B12 no organismo que está fortemente envolvida na formação do sangue e nas funções cerebrais. Sua deficiência geralmente resulta em anemia e, em casos extremos, danos irreversíveis ao cérebro.”, mas se a dieta for adequada, a absorção dos nutrientes é ainda melhor nos vegetarianos e sua saúde pode ser até mais ideal, diz a nutricionista.

Prós
Por se tratar de alimentos que contém menos calorias, a digestão das refeições são mais rápidas e fáceis, explica a especialista. Uma dieta vegetariana ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes e colesterol, isso porque a dieta contêm baixa quantidade de gordura saturada e grandes quantidades de antioxidantes. “Se bem planejada, o valor nutricional desta dieta é maior do que a dieta dos onívoros”, aponta.
Porém, Karin faz uma ressalva importante. “Se for acordado pela dieta vegetariana, o aconselhado é realizar acompanhamento do pediatra e nutricionista para a verificar se os níveis de proteínas, minerais e principalmente de ferro estão normais.”

 

Gostou? Compartilhe