Durante seus cursos, a home organizer Ingrid Lisboa, sempre acompanha história de mães super bem resolvidas. Segundo ela, são normalmente, mulheres que mesmo trabalhando e fora e tendo mil afazeres a cumprir, parecem estar sempre com a vida e a casa em dia. Como isso acontece? Com muita organização! Por isso, ela separou os cinco principais hábitos das mães organizadas. Confira:
• Elas fazem listas para tudo – Mães organizadas geralmente são adeptas de listas (das bem organizadas, claro!). Fazem deste, listas do que colocar na mochila quando a criança vai dormir na casa do amiguinho, até listas de passeios legais para fazer nas férias. E, como sempre carregam estas listas com elas, sempre podem abastecê-las com mais e mais informações. E, por estes dois motivos, podem acessar estas informações a qualquer momento. Já reparou que estas mães parecem ter sempre uma indicação sobre qualquer coisa que perguntamos? O segredo são as listas!
• Elas acreditam em rotinas - Mães organizadas acreditam e são adeptas de rotinas, tanto para elas quanto para filhos, funcionárias domésticas, secretária etc. Elas sabem que, com a rotina em ordem, fica muito mais fácil delegar, controlar imprevistos e, principalmente, priorizar o que se quer fazer a cada dia. As rotinas ajudam a dar a impressão de que elas têm tempo para fazer tudo. E realmente tem!
• Elas ensinam organização para seus filhos – Mães organizadas não são escravas da organização nem tem medo de formar filhos neuróticos por organização. Elas conhecem o equilíbrio. E sabem a importância de a criança ter uma vida ordeira, de saber organizar o próprio material escolar, a mochila e os brinquedos. Ela cria filhos autônomos e independentes.
• Elas organizam hoje o dia de amanhã – Como são adeptas de rotinas, as mães organizadas sempre planejam hoje o dia de amanhã. Por este motivo, poucas vezes são pegas de surpresa ou passam por grande estresse matutino. Suas manhãs são corridas, sim! Mas são produtivas! (ao menos a maior parte das vezes).
• Elas não tentam ser perfeitas – A maior parte das mães organizadas já aceitaram que não são perfeitas. E é exatamente por isso que a organização funciona na vida delas. Muitas destas mães já adoeceram, já passaram por longos períodos de estresse, já perderam noites de sono pensando em como colocar a vida nos eixos. Conheço uma mãe que até infartou por conta do estresse! Mas elas seguem adiante, sempre tentando ser a melhor mãe imperfeita que conseguirem.
Que tal entrar para o clube das mães organizadas - e imperfeitas?