Você já imaginou quantas funcionalidades tem cada sabonete dentre tantos tipos, fragrâncias e texturas? E como é feito esse item que é presença garantida numa das horas mais prazerosas do dia? Cremosos, refrescantes, líquidos ou em barra, para uso pessoal ou para presentear, os sabonetes são cada vez mais segmentados e guardam em sua fabricação evolução tecnológica e uma relação crescente com os ingredientes naturais.
Para esfoliar, hidratar ou simplesmente fazer a limpeza, os sabonetes ganham cada vez mais versatilidade em funções e formatos para facilitar o dia a dia. Especialistas afirmam que o cuidado diário com o corpo é essencial para evitar doenças e o envelhecimento precoce da pele. E esta atenção especial começa pelos rituais de higiene diários como lavar mãos, rosto e, principalmente, o corpo como um todo, na hora do banho.
Embora existam diversos tipos de sabonetes disponíveis no mercado, o mais importante é escolher produtos específicos para cada região do corpo e saber se os produtos são dermatologicamente testados.
“A função básica do sabonete é a limpeza. O que muda é a qualidade de sua formulação, que pode ser adequada para uma limpeza mais suave ou mais profunda, promovendo diferentes resultados no pós uso”, explica Rodrigo Lima, gerente de desenvolvimento de produtos da Natura. Mitos e verdades sobre os sabonetes
O Gerente de Desenvolvimento de Produtos da Natura, Rodrigo Lima, responde o que é verdade e o que é mito na categoria dos sabonetes.
Os sabonetes líquidos são os mais adequados para a limpeza do rosto?
Mito. Nem todos os sabonetes líquidos são indicados para o rosto. A Pele do rosto é mais sensível, e a formulação deve ser adequada para tal, seja no formato barra ou no formato líquido. O tipo mousse também se adequa a esta necessidade. O sabonete mousse limpeza suave da linha Chronos possui tensoativos mais suaves, sendo indicado para o rosto em peles secas a normais. Temos no portfólio da Natura quatro opções de sabonetes para o rosto, todos na linha Chronos.
O banho quente pode intensificar as propriedades do sabonete?
Verdade. A temperatura da água mais alta auxilia nas propriedades de limpeza do sabonete e também podem potencializar a dispersão das essências da fragrância. Porém, mesmo em água fria o sabonete cumprirá sua função de limpar e perfumar.
É ideal usar tipos variados de sabonete, um para cada necessidade ou parte do corpo?
Verdade. A função básica do sabonete é a limpeza. A formulação pode ser adequada para uma limpeza mais suave ou mais profunda, promovendo diferentes resultados na pele no pós-uso. Sabonetes cremosos devem ser utilizados diariamente para limpeza corporal. Os sabonetes esfoliantes devem ser utilizados para uma limpeza mais profunda, pois removem a camada superficial de células mortas. Porém, para uma hidratação adequada da pele o ideal é sempre a complementação com a utilização de um hidratante.
O sabonete que faz mais espuma limpa mais?
Mito. Não necessariamente. O produto pode espumar muito e ter uma limpeza suave, sendo que o contrário também pode ocorrer. Ajustes nos quesitos de espumação e limpeza são passíveis de ser realizados na formulação do produto.
Os sabonetes vegetais são melhores que os de origem animal?
Verdade. A massa de origem vegetal tem uma qualidade muito superior em relação a de origem animal. A matéria prima que origina a massa animal (sebo) possui muitas impurezas, o que causa grande impacto na qualidade olfativa desse tipo de material. Já a massa vegetal tem como matéria prima básica óleos vegetais (geralmente da Palma) que são muito mais puros, reduzindo drasticamente o impacto olfativo. Além disso, a massa vegetal também é superior em quesitos sensoriais e possui melhor espumação. Em todos os nossos sabonetes em barra utilizamos a massa base de origem vegetal, garantindo uma excepcional performance olfativa e alta espumação.