O inverno começa somente no próximo mês, junho, mas o primeiro frio do ano chegou nesta semana e promete se intensificar entre sábado e domingo. Com ele, o aumento dos problemas respiratórios e a procura pelas emergências dos hospitais. Entretanto, alguns cuidados podem evitar o agravamento desses problemas
No dia 20 de junho começa oficialmente o inverno e com ele aumenta a incidência de doenças respiratórias. A estação é responsável por um aumento de até 40% na incidência de doenças respiratórias. Dentre elas, as principais são as alérgicas, tais como a asma, a gripe, o resfriado, a rinite e a sinusite. E o frio que começou esta semana e promete se intensificar entre sábado e domingo deve ser o responsável por um aumento da procura pelas emergências hospitalares. Isso, porque o frio favorece a irritação das vias aéreas. Outro motivo que está relacionado ao problema é o uso de casacos de lã e cobertores que ficaram guardados. Por isso, o organismo responde de forma alérgica, que é uma reação de hipersensibilidade do organismo quando as pessoas sensíveis entram em contato com os alérgenos, responsáveis por desencadear as crises de doenças alérgicas.
Entrevista
Medicina & Saúde – Com a aproximação do inverno, quais as indicações de cuidados para os pais com relação aos seus filhos?
Fernanda Gabriella Almeida – Manter as crianças bem aquecidas, arejar a casa abrindo as janelas uma vez ao dia, lavar as roupas de cama e agasalhos antes do inverno para retirar a poeira acumulada, evitar lugares fechados e grandes aglomerações, evitar contato com pessoas gripadas e resfriadas, lavar as mãos ou usar álcool gel antes das refeições.
Medicina & Saúde – Vacinação contra a gripe é importante?
Fernanda Gabriella Almeida – A vacinação da gripe é superimportante, previne a infecção nos grupos de risco como crianças, gestantes, idosos e pacientes com doenças crônicas. Todo ano ela é diferente, porque os vírus sofrem mutações e a cobertura deve abranger essas novas formas.
Medicina & Saúde – Com relação aos agasalhos, como proceder?
Fernanda Gabriella Almeida – É importante agasalhar bem as crianças, mas cuidado com o exagero. O excesso de roupa pode causar febre e confundir a mãe com uma possível infecção.
Medicina & Saúde – Em casos de sintomas da gripe ou resfriado, como os pais devem agir?
Fernanda Gabriella Almeida – A criança deve ficar em repouso; receber alimentação branda como sopas, arroz com carnes e legumes, chás e leite; evitar levar a criança na escola/creche enquanto estiver doente para não infectar os colegas; procurar atendimento médico se tiver febre alta, superior a 39°C por mais de 1 dia.
Medicina & Saúde – Quando houver febre, o que fazer?
Fernanda Gabriella Almeida – Febre é a temperatura maior ou igual 37,8°C. Se a criança estiver bem ativa pode ser apenas excesso de roupa. Nos casos em que a criança aparenta estar doente, deve-se procurar oferecer antitérmico, prescrito por um médico, conforme o peso da criança. Banho morno e compressas úmidas também podem ser usados em caso de febre persistentes.
Medicina & Saúde – O uso do antibiótico é indicado em quais casos?
Fernanda Gabriella Almeida – Os antibióticos são usados nos casos de infecções bacterianas, apenas com prescrição médica. Em caso de gripe é prescrito o antiviral Tamiflu (marca registrada) e é dado gratuitamente nos hospitais
Colaborou
Fernanda Gabriella Almeida, pediatra e neonatologista, mestranda pela UPF
As doenças mais prevalentes no inverno
Asma - caracterizada pela presença de inflamação, hiperresponsividade e obstrução reversível das vias aéreas tendo como manifestações clínicas principais tosse, falta de ar, chiado no peito, dor ou aperto no peito.
Rinite - inflamação do nariz e estruturas adjacentes ocasionada pela exposição aos alergenos caracterizada por espirros em salva, coriza, prurido nasal e congestão nasal. Tanto a asma quanto a rinite são doenças com determinação genética influenciadas por fatores ambientais.
Bronquite - significa inflamação dos brônquios, podendo ser ocasionada por infecções, agentes irritantes e alergia. No nosso País, a população freqüentemente chama de bronquite o que na verdade é asma.
Sinusite - inflamação dos seios da face apresentando diversos agentes infecciosos desencadeadores.
Para evitar alergias:
* forre colchão e travesseiro com capa impermeável;
* retire tapetes e carpetes da casa, principalmente do quarto do paciente;
* limpe a mobília da casa com pano úmido com frequência superior a uma vez por semana;
* retire as cortinas substituindo-as por persianas que são facilmente limpas com pano úmido ou em caso de cortinas de tecido leve, lave-as a cada 15 dias no máximo;
* mantenha sempre a casa arejada e ensolarada;
* evite estofados recobertos com tecido;
* os aspiradores de pó utilizados devem possuir filtro HEPA;
* evite ter animais de pêlo como cão, gato e outros ou evite a presença dos mesmos dentro de casa ou no quarto do paciente;
* não fume dentro de casa;
* cobertores devem ser substituídos por edredons que possam ser lavados quinzenalmente;
* evite, no quarto do paciente, objetos que acumulem poeira como livros, revistas, brinquedos de pelúcia, caixas e quadros;
* evite cheiros fortes no domicílio como de tintas, solventes, inseticidas, produtos de limpeza.