Leveza e resistência

Com o uso liberado e legalizado, o bambu pode aparecer do banheiro até a cozinha, sem nenhuma restrição

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Nessa onda de sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente, a busca por alternativas ao uso de recursos naturais é constante e é por isso que matérias-primas como o bambu está cada vez mais presente em móveis, artigos decorativos e até mesmo na estrutura de moradias. Para a arquiteta Graciele Sandri, além de trazer um toque rústico, o bambu proporciona a satisfação de estar contribuindo para evitar o corte de árvores. “Com o uso liberado e legalizado, o bambu pode aparecer do banheiro até a cozinha, sem nenhuma restrição. Apenas em ambientes mais úmidos, como banheiros, lavabos e cozinha, é preciso impermeabilizar os produtos para que eles tenham maior tempo de duração. Para revestir pisos e paredes também é importante eliminar a umidade dos locais, caso seja necessário”, ensina a arquiteta.

Outra vantagem importante da planta é que ela apresenta efeito térmico em suas propriedades, garantindo mais calor para quem mora nas regiões mais frias. “Além disso, o uso do bambu em quartos e banheiros, evita proliferação de bactérias por conta de umidade, prevenindo assim, uma série de doenças respiratórias”, explica.

Curiosidade: Segundo Danilo Cândia, engenheiro agrônomo e sócio-diretor da Carbono Zero, comenta que o bambu, mesmo não sendo madeira, chega a ultrapassar as madeiras de lei em durabilidade, densidade e resistência.

Confira mais dicas:

O bambu quando utilizado nos artigos decorativos e combinado com cores claras deixa a decoração mais clean e sofisticada.

Na sacada, os dois painéis de bambu sobrepostos escondem a saída de ar condicionado e dão volume à parede, que se tornou a atração do espaço bem projetado.

Em espaços internos, onde a intenção é separar ambientes, uma boa idéia é fazer painéis em bambu. Ou se a intenção é apenas decorar um ambiente o bambu cortado na transversal e fixado na parede, torna uma simples parede em uma “obra de arte”, além de tornar o ambiente mais aconchegante.

Quando a idéia é decorar um canto ou até uma parede da sua sala ou varanda, opte por um painel de bambu trabalhando na vertical e horizontal. Para complementar a decoração invista em plantas e na iluminação.

Outra idéia é utilizar na decoração de casamentos, pois acredita-se que esta planta traz uma energia muito favorável, pois simboliza a próspera união entre os elementos água e madeira e geralmente em um, ambiente é usado o bambu com uma fita vermelha para atrair a energia do fogo.

No paisagismo o uso do bambu vai além de suporte para coberturas ou fechamento de decks e pergolados, ele pode também ser usado como piso para “guiar” até um ambiente (mas não esqueça de dar ao bambu o tratamento adequado contra a umidade).

Gostou? Compartilhe