Passou o tempo em que moda era imposição de padrões e que as proposições demoravam a ser apresentadas. “Hoje o consumidor, cada vez mais engajado com a tecnologia, está antenado com o mundo e suas semelhanças de estilo para usar os itens que mais lhe agradam na moda”, comenta a professora do curso de Design de Moda, Vania Regina Bergonsi.
Apesar disso, como em cada início de estação, algumas tendências se destacam. Entre esses destaques, a professora cita as peças em alfaiataria, entre elas calças e saias lápis, além das saias rodadas e românticas que remetem aos anos 50. Nessa onde entram ainda os tailleurs ajustados. Entre as estampas, devem reinar os poás, a risca de giz, o xadrez, o pied poule e os florais, além, claro, das estampas de onça ou leopardo. Nos tecidos, o destaque fica para o neoprene que se mescla com a leveza do chiffon. “Outra linha de moda está baseada na geometria, na tecnologia com resinas, couros, saias mais curtas e muita mistura de materiais. O sportwear dá o tom e o poder”, explica Vania.
De acordo com a professora, as colagens digitais e os grafismos também ganham espaço. “O inverno deve ser também uma referencia étnica com sugestões da Rússia onde bordados, pedrarias, rendas e paetês mesclam o artesanal e o luxuoso”, ensina.
Cores: Preto, cinza, vinho, vermelho, azul noite, e tons pastel.
Destaques:
Calça alfaiataria, mas não retas. Entram skinnys, cigarretes e flares.
Muitas franjas
Moleton chique.
Muitas fendas, recortes, cortes a laser e tiras nas costas.
O mix de estampas continua forte: estampas florais, bem femininas, fazem contraponto com a leitura mais madura e sexy do animal print. As flores invadem o inverno. Vistas de perto, de longe, coloridas ou não, elas aparecem misturadas a grafismos abstratos.
Jardineiras jeans têm tudo para ser o must have da estação