Panos de limpeza eficientes

São tantas as opções à venda em lojas e supermercados que acabamos confusas, pois parece que precisamos de todos.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Uma dúvida constante relacionada a limpeza e faxina doméstica é a escolha dos panos de limpeza. São tantas as opções à venda em lojas e supermercados que acabamos confusas, pois parece que precisamos de todos. A home-organizer, Ingrid Lisboa, separou algumas dicas para escolher melhor essa ferramenta importante e indispensável para a limpeza e higiene de nossas casas. Confira alguns tipos de panos de limpeza e suas utilidades:

Saco de algodão:  É o mais indicado para limpeza de pisos com o uso de rodo. Por ser de algodão, o pano retém o mix água + produto e permite uma boa distribuição da umidade do pano no chão. Além disso, é bastante resistente tanto a lavagens a mão quanto na máquina de lavar, mesmo em ciclo de limpeza pesada. No entanto, não é aconselhável para retirar pó de móveis.

 Flanela: Pano básico de limpeza do doméstica, tem boa eficiência na retirada do pó de móveis, mas baixa eficácia para limpeza de pisos. Também é eficiente para o polimento de peças em prata ou em outros metais brilhantes (limpeza dos pés de mesas e cadeiras, por exemplo). Para facilitar a lavagem e evitar manchas, prefira as flagelas brancas.

Panos de microfibra: São campeões no quesito “retirada de pó”, pois suas fibras realmente atraem o pó para elas, e não apenas arrastam a poeira de um lado para o outro do móvel. São fáceis de lavar e, como são feitos em material sintético, pouco tempo depois de lavados já estão prontos para outra faxina. O maior inconveniente dos panos de microfibra é o preço: custam até 50% mais caro. Mas vale a pena!

A home-organizer ainda lembra que, não importa o tipo de pano, todos os modelos tem data de validade, ainda que nada esteja impresso na etiqueta. Mesmo os lavados sem uso de água sanitária, duram no máximo um ano e meio. Após esse período já estarão gastos demais e com baixa eficiência. No entanto, se forem lavados com água sanitária vão durar menos ainda, pois o molho neste produto corrói as fibras do tecido. 

Gostou? Compartilhe