A decoração com materiais recicláveis é uma alternativa barata para mudar um pouco a sua casa, e claro, contribuir com o meio ambiente. Se você pensa que o uso desses materiais se restringe somente a ambientes externos como varandas e jardins, está enganada. Segundo a arquiteta Graciele Sandri, reciclar nada mais é que reaproveitar determinado material, transformando-o em algo que pode ser utilizado novamente, seja dentro de casa ou nos ambientes externos. “A reciclagem pode usar os mais diversos materiais, inclusive aqueles em bom estado, mas pouco aproveitados”, comenta.
E a ideia hoje é decorar o seu quarto sem perder o seu estilo, mas com um mínimo de gastos. Para Graciele, o quarto pode receber uma decoração repleta de materiais recicláveis e ainda ser muito bonito, divertido e aconchegante. Confira algumas ideias:
-
Luminárias: a quantidade de luminárias que podemos criar com materiais recicláveis é variada, mas hoje a ideia é reutilizar uma garrafa de cerveja, vinho ou uma garrafa de vidro que você tiver em casa. Pegue uma garrafa, lave-a e seque-a bem, pegue um pisca-pisca e coloque-o dentro da garrafa, ligue e pronto, você está com uma luminária nova e diferente.
-
Painel: Para quem tem muitos CDs ou DVDs que já não são mais usados, estes podem ser transformados em um painel em uma das paredes. Para fixá-los à parede cole cada um com cola quente ou fita dupla face. O mesmo vale para discos de vinil que você não quer guardar.
-
Paredes: os botões de roupas antigos podem ser usados para decorar a parede do cômodo. Uma opção é escrever em uma cartolina ou pedaço de tecido, a letra de seu nome, recortar, colar ou pregar botões de diferentes tamanhos e formatos, e depois transferir para a parede grudando com uma cola própria ou fita dupla face. Essa idéia também vale para customizar aquele abajur antigo que você já não sabe o que fazer, compre uma cúpula nova ou use a antiga mesmo após limpá-la bem e cole os botões.
-
Acessórios: os acessórios para seu quartopodem ser feitos com coisas que descartamos no dia a dia como os rolinhos de papel higiênico, por exemplo. Encape-os com um papel colorido, faça uma tampinha para uma das aberturas e terá um porta-lápis para deixar na escrivaninha. Latinhas de chocolate também podem ser usadas para o mesmo fim, depois de encapadas com papel ou com tecido, você ainda pode colar uma na outra, formando uma espécie de triângulo, que poderá ser usado para guardar lápis, canetas, borrachas, adesivos e tesouras.
-
Prateleiras: Para facilitar a organização do quarto, prateleiras e estantes são muito úteis. Elas possibilitam deixar sempre à mão os objetos mais utilizados. Se você não quer gastar muito, faça uma estante de caixotes de madeira (aqueles utilizados nas feiras). Lixe-os caso necessário e pinte-os de cores vivas ou neutras, porem que combinem com o restante da decoração. Prenda-os com pregos ou cola de madeira. Brinquedos e livros também podem ficar bem dispostos aqui.