Saudáveis o ano todo

Cuidar dos cabelos exige cuidados durante todo o ano, mas no inverno os fios merecem ainda mais atenção

Por
· 5 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Cuidar do cabelo só parece, mas nem de longe é uma tarefa assim tão fácil: exige cuidado na hora de escolher produtos e uma atenção contínua, principalmente no inverno quando as temperaturas caem e a água quente, o secador e a chapinha agridem ainda mais os fios. E para que você nunca mais erre na hora de cuidar dos seus cabelos, conversamos com a cabeleireira Roberta Westphalen e garantimos dicas valiosas.

Lavagem

O primeiro e, talvez, o principal cuidado que devemos ter com os fios é em relação à lavagem. Para Roberta, a primeira coisa que temos que ter consciência quando lavamos o cabelo é que temos que cuidar dele em duas partes: o couro cabelo e o meio e as pontas. O mais importante, nesse caso, é ter o produto adequado para cada tipo de couro cabeludo e para cada tipo de ponta. “O shampoo, quando você for escolher, seja onde for, tem que ser escolhido pelo tipo de couro cabelo: se ele é oleoso, normal, seco, com caspa ou com queda. Você tem que identificar as principais disfunções, um profissional pode orientar ou a própria pessoa, e comprar o shampoo ideal”, explica. A cabeleireira ainda explica que o correto é lavar o couro cabeludo duas vezes com o shampoo e na segunda vez, deixar o shampoo agir por pelo menos dois minutos para que ele faça o efeito para a função que exerce. “Muitas vezes as pessoas esquecem, não sabem que tem que deixar o produto agir e acabam enxaguando e ao fazer isso você não dá o tempo de ação para o produto”, lembra. Depois de enxaguar, é muito importante tirar a umidade do meio e das pontas do cabelo com uma toalha, porque, segundo Roberta, quanto mais água tiver nos fios, menos produto, que no caso é o condicionador que vai nutrir e tratar o cabelo, vai entrar. “Você tira a umidade com a toalha, deixa ele semi-seco e aí sim, aplica a máscara ou o condicionador”, ensina.

E como escolher entre a máscara e o condicionador? Simples! Segundo Roberta, quando o cabelo é danificado quimicamente ou por chapinha e secador, o mais indicado é usar a máscara, porque os ingredientes dela são, normalmente, a base de micro proteínas, que conseguem penetrar mais profundamente no fio e restaurá-lo de dentro para fora. Agora, se o cabelo for virgem e não tem grandes problemas, pode ser utilizado o condicionador. O que funciona muito bem de acordo com ela é variar os dois produtos, usando uma vez por semana a máscara e nos outros dias o condicionador para hidratar e condicionar o cabelo. Durante o banho, também é importante pentear o cabelo, dessa forma você ajuda a distribuir melhor o condicionador e o creme, dando um tratamento em todo o cabelo. E claro, tanto o condicionador quanto a máscara tem tempos de ação, então, é sempre bom esperar uns minutos antes de enxaguar.

Roberta lembra que esses cuidados têm que ser constantes. “A diferença é que no inverno a gente usa mais água quente e isso pode ocasionar mais caspa”, lembra. Se isso estiver acontecendo, ela recomenda utilizar um shampoo anti-caspa até normalizar a situação – o shampoo é bem eficiente nesse sentido – e depois, voltar a usar o shampoo habitual, lembrando de eventualmente usar o anti-caspa para que ela não volte.

Sobre o disgnóstico, Roberta lembra que um cabelo não pode ser diagnosticado apenas uma vez na vida. “O certo é a pessoa ter um cabeleireiro que diagnostique corretamente o que precisa, mas isso muda com o passar do tempo. Se o seu cabelo é oleoso e você usa shampoo para cabelo oleoso, você pode usar por três meses esse shampoo e o seu cabelo deixar de ser oleoso, então é hora de mudar o shampoo. É importante estar sempre fazendo essa avaliação de como é o couro cabeludo, como são as pontas, para tratar efetivamente para aquilo que o cabelo necessita”, comenta.
Cortar o cabelo, pelo menos, a cada três meses também é muito importante. Já sobre a lavagem, a cabeleireira defende que não existe uma frequência, desde que você use o produto certo e tenha cuidado na hora de secar e desembaraçar. “O problema é que a maioria das pessoas faz de qualquer jeito e acaba estragando”, alerta.

Secado e chapinha

Outro cuidado que temos que ter no inverno é em relação ao uso do secador e da chapinha. Com o frio, a necessidade de secar o cabelo é maior e isso pode agredir os fios. Segundo a cabeleireira, o indicado, nesses casos, é ter sempre um protetor térmica, uma vez que ele protege os fios do cabelos contra o calor e evita que ele fique danificado. Sobre a chapinha a dica é usá-la apenas com o cabelo 100% seco e também com o protetor térmico. Usar chapinha com o cabelo úmido estraga o cabelo.

Hidratação

A hidratação também faz parte desse processo constante de cuidados. Segundo Roberta, a hidratação em salão de beleza é indicada, para quem tem cabelo com química, a cada 15 dias ou uma vez por semana, para quem não tem. “ O cabelo perde umidade e perde também todas as vitaminas e proteínas. Perde com o sol, com o calor do secador até a própria poluição interfere nisso, por isso a hidratação é importante”, comenta. No salão de beleza, a tendência é que a hidrata;cão seja mais completa, já que utiliza produtos profissionais, que agem internamente no fio do cabelo devolvendo a umidade e as proteínas que o cabelo perde naturalmente. Mas isso não quer dizer que a hidratação não possa ser feita em casa, desde que se tenha cuidado na hora de comprar o produto. O principal, para a cabeleireira, é verificar se ele tem micro proteínas, que significam que o produto vai penetrar mais no fio do cabelo. Mas ela ressalta que os produtos vendidos em salão são melhor, já que possuem uma tecnologia melhor.

Umidade

Os dias frios e, principalmente, chuvosos, geralmente fazem com que os fios se tornem rebeldes e arrepiados, fazendo da umidade um dos grandes vilões no inverno. Nesse caso, Roberta comenta que existem produtos específicos que ajudam a não arrepiar o cabelo pela umidade, como sprays, ceras e reparadores de pontas. Agora, para evitar, o certo é manter o cabelo hidratado utilizando produtos que tragam esse benefício. Segundo ela é um tratamento contínuo.

Cores e cortes

Com a nova estação, além de mudarem os cuidados, sempre bate aquela vontade de mudar também o visual dos fios. Enquanto no verão os cabelos estão mais longos e claros, no inverno, eles pedem um corte e um tom mais escuro. Segundo o cabeleireiro da Natura, Guilherme Cassolari, a tendência para o inverno é uma cor mais chocolate, mais fechada e menos avermelhada. “Somem os loiros platinados e aparecem mais os dourados”, diz.

Dicas importantes

- Lave os cabelos com água morna para fria. Isto evita que as escamas dos cabelos se abram e fiquem mais frágeis.
 
- Cabelos hidratados são mais fortes e saudáveis. Procure fazer hidratação a cada 15 dias.
 
- Se você pinta os cabelos, use shampoo e condicionador para cabelos tingidos. Esses produtos fecham a cutícula dos fios e prolongam a durabilidade da cor.
 
- Pelo menos uma vez por mês faça um corte de manutenção das pontas. Isso evita o aparecimento de pontas duplas e ajuda no crescimento do cabelo.

- A umidade do ar e a chuva aumentam bastante o frizz da cabeleira. Por isso é aconselhável usar shampoo e condicionador mais pesados, com agentes super-hidratantes.
 
- Antes da escova ou da chapinha, use sempre um bom protetor térmico.

- Use condicionadores após o shampoo. Após o condicionador, aplicar um creme hidratante sem enxague, que vai hidratar o fio e protegê-lo do calor do secador.

Gostou? Compartilhe