A disponibilidade de uma enorme gama de opções, considerando o formato (anatômicas, redondas, cônicas), o revestimento (texturizadas, lisas ou de poliuretano) e características como projeção, largura e altura resulta de 50 anos de evolução que nos trouxeram a próteses mais seguras, duráveis e adaptáveis ao corpo da mulher e aos diferentes tipos de mama.
A primeira geração de próteses foram as de formato anatômico, lisas, preenchidas por gel viscoso, isso nos anos 1960. A maior segurança das próteses de silicone foi o principal ganho da geração dos anos 1980, quando uma nova camada se uniu ao conjunto envelope + preenchimento: a barreira de difusão, que evita que o gel de silicone do interior da prótese extravase para seu o exterior.
As próteses de quarta e quinta gerações, ambas da década de 1990, são as que permanecem até hoje e têm como diferenciais o formato ainda mais anatômico e a forma estável de preenchimento, com menos ondulações (quinta), ambas mais seguras e menos suscetíveis a vazamento do conteúdo. Em 2008, surgiu o modelo cônico, que não se deforma com o passar do tempo.
Um ganho importante na linha do tempo das próteses de silicone são as revestidas de poliuretano, presentes no mercado desde o início dos anos 70. Usadas inicialmente para aumentar a aderência entre o implanta e os tecidos, hoje se aplicam a qualquer formato e, desde a década de 90, são produzidas no Brasil com exclusividade pela Silimed. Outro exemplo do pioneirismo da empresa é a nova linha de próteses com três modelos anatômicas e as opções redonda e cônica.
Na região Sul
Enquanto no Paraná o implante mais pedido é o de 330 ml, na vizinha Santa Catarina, a preferência é por próteses de 325ml. As gaúchas são as mais modestas e costumam usar implantes de 285ml. Os dados são da Silimed, maior fabricante de implantes de silicone da América Latina e a terceira maior do mundo. Quando o assunto é o formato, o queridinho das da Região Sul do país é o implante perfil alto.
Entrevista
Medicina & Saúde - Qual tem sido a preferência na procura por próteses?
Marcello Stefenon - A preferencia é por prótese de perfil alto com volumes na media de 305ml a 325ml.
Medicina & Saúde - Próteses de silicone são seguras?
Marcello Stefenon - Sim. As próteses fabricadas pelas melhores empresas são certificadas pela Anvisa e possuem padrão de qualidade reconhecido internacionalmente.
Medicina & Saúde - É necessário fazer a substituição após determinado período?
Marcello Stefenon - Embora os implantes não tenham limite de vida útil reconhecido pelo meio cientifico, é definido um período médio de 10 anos como vida útil esperada. Hoje temos conhecimento de diversas pacientes com o mesmo implante a mais de 20 anos sem quaisquer problemas. A paciente deve ser acompanhada periodicamente para que seja avaliada a necessidade da troca do implante.