Mioma uterino pode causar infertilidade

Cerca de um terço das mulheres em idade reprodutiva terá de lidar com o problema ?EUR" que pode estar relacionado à infertilidade.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Miomas são tumores benignos que têm origem nas células musculares do útero. Cerca de um terço das mulheres em idade reprodutiva terá de lidar com o problema – que pode estar relacionado à infertilidade. Pelo menos, é o que aponta a análise de 23 estudos sobre o assunto: independentemente de seu tipo ou localização, miomas estão associados a uma redução de 15% nos índices de gravidez; a uma redução de 30% nas taxas de nascidos vivos; e a um aumento de 67% nas taxas de aborto.

“O fato de muitas mulheres adiarem a gravidez por motivos pessoais e profissionais tem tornado a miomatose cada vez mais frequente no período reprodutivo e gestacional. Os miomas podem ser responsáveis por diversos problemas na gravidez e, inclusive, impedir a gestação por causa do risco aumentado para sangramento precoce e abortamentos, diz Assumpto Iaconelli Junior, ginecologista especialista em Medicina Reprodutiva de São Paulo.

Mas, o médico chama atenção para o fato de que quase nunca o mioma é um problema isolado. Por isso, nem sempre a simples remoção do mioma (miomectomia) é um passaporte para a gravidez. “Observamos que em apenas 1% a 3% dos casos ele é o único responsável. Geralmente, está associado a outros problemas que impactam a gravidez, como a endometriose, que está presente em quase metade dessas pacientes. Por isso, diante de um quadro de infertilidade associada a um mioma uterino, é importante rastrear outros fatores associados.”

 

Gostou? Compartilhe